Fazemos acontecer

Reciclagem do bem

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 02ª Edição | Junho | 2012
Foto: Alessandro Maschio / MBM Ideias

Moradores de condomínios podem doar óleo usado e ajudar o Instituto Rumo

Administradores e síndicos de condomínios já podem garantir que o descarte incorreto de óleo seja minimizado e ao mesmo tempo ajudar uma entidade social de atuação reconhecida em Piracicaba. Isso porque funciona desde o ano passado um convênio entre o Disk Óleo Piracicaba e o Instituto Rumo. O objetivo é evitar o descarte incorreto de óleo de cozinha, que provoca diversos problemas, principalmente a poluição de cursos de água.

Por meio desse convênio, se o condomínio procurar o Rumo (3432-6479), a Disk Óleo vai até o local, com um caminhão e vários barris de plástico para acomodar o material. E a cada litro recolhido, R$ 0,50 serão destinados para ajudar na continuidade dos projetos do Rumo.

“O óleo é um dos principais poluidores dos cursos de água. Um litro de óleo descartado tem a capacidade de poluir até 1 milhão de litros de água”, explica Ricardo Francisco Fornazieri que, além de sócio-proprietário da Disk Óleo Piracicaba, é professor  de biologia em Piracicaba e Tietê.

Quanto à criação, há dois anos, da nova empresa, Fornazieri conta que foi “unir o útil ao agradável”. Definição mais acertada seria juntar a teoria à prática, já que ele conta perceber em suas aulas um interesse cada vez mais crescente dos alunos pela sustentabilidade.

Fornazieri, Fabiane e Trevisan: o Rumo recebe R$ 0,50 a cada litro de óleo doadoEle conta com a parceria do cunhado Rogério Trevizan, que vai a campo dirigindo o caminhão. Além dos condomínios residenciais (atualmente são 10), a empresa atua junto a bares e restaurantes. “Aí já se torna uma questão de saúde pública, porque o óleo aquecido não pode ser reaproveitado, pois sofre uma mudança na sua estrutura química”, destaca.

Nos prédios, Fornazieri diz que é fundamental ser criada uma área para colocação do óleo, para que o morador não desista no meio do processo de guardar o óleo em casa. “Precisamos ter um galão colocado em local de fácil acesso, e com capacidade para 50 a 100 litros. E com tampa, para impedir o acesso de roedores”, afirma Fornazieri.

De acordo com a Abiove (Associação Brasileira de Indústrias de Óleo Vegetal), cada brasileiro consome aproximadamente 19 litros de óleo de cozinha por ano. Por aí se percebe a importância da ação. “É uma questão de sustentabilidade. Além de recolher o óleo, temos folhetos informativos que reforçam a noção de que não se deve, de forma nenhuma, jogar esse resíduo na pia.

Isso contamina os rios de forma direta. Todo o óleo coletado é reprocessado para fazer biodiesel, o que é outro ganho ambiental”, completa Fornazieri. O telefone de contato da Disk Óleo Piracicaba é 3035-3205.


Frutificando

Para a gerente do Rumo, Fabiane Ducatti, a parceria tem mão dupla. “Agrega os aspectos social e o ambiental. Além de permitir menos descarte errado de óleo e, consequentemente, menos poluição, ajuda o Rumo a manter seus projetos”, conta.

De acordo com Fabiane, a parceria está no começo, “frutificando ainda”, como define, mas ela espera o contato de representantes de condomínios de Piracicaba para essa atuação em frente dupla.

Desde sua fundação, em 2005, o Instituto Rumo possui a qualificação de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Seu objetivo é a promoção social e educacional para crianças, mulheres e jovens de baixa renda. (por Ronaldo Victoria)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br