Fazemos acontecer

Medição individualizada da água reduz consumo em até 40%

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 04ª Edição | Outubro | 2012
Foto: Divulgação

Quando pensamos na relação entre condomínio e meio ambiente, logo vem à tona a questão do uso racional da água. Geralmente, o fator que mais gera polêmica é o rateio do valor total consumido, dividido pura e simplesmente pelo número de apartamentos. Tal sistema, de certa forma, incentiva o consumo exagerado, pois as pessoas não têm noção de quanto gastam, tendo em vista que o desperdício de um é rateado por todos.

Esta situação leva, às vezes, a grandes discussões entre a coletividade, pois há apartamentos em que moram cinco pessoas, por exemplo, enquanto outros têm apenas um morador, e esse, por sua vez, paga igual ao outro.

Este cenário vem mudando com a chegada dos novos empreendimentos, que já contemplam a medição individualizada, ou seja, cada apartamento paga pelo seu consumo.

A Brancalion já conta com vários clientes nesta situação, em que o morador paga pela quantidade de água que efetivamente utiliza, o que nos leva a concluir que o consumo cai em média 40% em comparação com empreendimentos do mesmo porte, mas com o rateio geral.

Desta forma, nós entendemos que o novo sistema, além de contribuir sobremaneira com o meio ambiente, reflete ainda uma economia significativa no âmbito financeiro.

Já existem tecnologias para implantação de medição individualizada para prédios antigos, porém com custos elevados e, às vezes, exigindo obras no interior das unidades, o que torna sua implantação quase que impossível. Há casos em que o sistema pode ser executado pelo lado externo (fachadas), o que torna mais viável, porém não menos trabalhoso o processo de aprovação.

Acreditamos que futuramente surgirão mecanismos que permitam a implantação sem a necessidade de ‘quebra-quebra’ e com custos muito menores.

Vamos torcer para que isso ocorra o mais rápido possível. O meio ambiente e o bolso agradecem. 

 

Rodrigo Brancalion é diretor da Brancalion Administradora de Condomínios

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br