Fazemos acontecer

No verão, pode!

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 04ª Edição | Outubro | 2012
Foto: Divulgação

O fim do ano é um período de grande procura por tratamentos estéticos, tanto faciais quanto corporais. É a época de festas, férias e Verão. Enfim, ficamos com a pele mais exposta ao sol e em contato mais intenso com as pessoas por causa dos compromissos sociais. Pensando nisto, fizemos uma relação de tratamentos que podem ser feitos e são recomendados nesta estação do ano. Confira:

 

TOXINA BOTULÍNICA

É produzida por uma bactéria e tem como característica promover o relaxamento muscular que é usado com finalidade estética e também terapêutica. Quando aplicada com objetivo estético, ela relaxa aquelas musculaturas faciais responsáveis pelas rugas de expressão. Ainda não há nenhum tratamento facial que se compare ao efeito da toxina botulínica no que diz respeito a disfarçar e tratar rugas. Outros métodos são importantes para estimular o colágeno e promover a  renovação celular, mas eles complementam a ação da toxina e vice-versa. É indicada para o tratamento de rugas faciais dinâmicas, isto é, aquelas que estão relacionadas com nossa expressão facial, e por este motivo tem um grande poder de prevenir a formação de sulcos e marcas definitivas na face. O tempo de duração do efeito e a periodicidade da aplicação variam em torno de seis meses, e este tempo depende de cada paciente e do planejamento da aplicação da toxina.

A toxina esta contra-indicada para gestantes e lactantes. Os efeitos aparecem 48 horas após a aplicação e se tornam completos em 15 dias. Os cuidados após a tratamento são simples e não mudam a rotina da cliente.


PREENCHIMENTO FACIAL

O preenchimento facial com ácido hialurônico já é o segundo procedimento estético mais realizado nos Estados Unidos, atrás apenas das aplicações Botox. Por ser de origem não-animal e à base de uma substância natural da pele, o preenchimento com ácido hialurônico dispensa testes de alergia, permite um rejuvenescimento harmônico e pode ser combinado com outras técnicas, como a aplicação de Botox, para resultados ainda melhores. Seguindo esta tendência, é cada vez mais comum a associação de procedimentos para tratar o rosto em sua totalidade. A combinação de Botox e do ácido hialurônico é um exemplo bastante comum: enquanto a toxina botulínica trata as rugas de expressão (aparentes somente na contração muscular), o preenchimento age nas rugas mais profundas, visíveis com o rosto em repouso, além de recuperar o volume e redefinir o contorno facial. A idade média das mulheres que procuram o preenchimento nos consultórios varia de 30 a 60 anos, mas cada paciente tem uma necessidade diferente. Aos 30, elas preferem corrigir os olhos fundos (olheiras) e alinhar as sobrancelhas; aos 40, restaurar os volumes das bochechas, caudas das sobrancelhas, lábios e corrigir depressões nos cantos da boca; entre as pacientes de 50 anos, além dos anteriores, é muito comum a aplicação no ‘bigode chinês’ e na têmpora lateral (ao lado da sobrancelha) para levantar o olhar. De acordo com nossa experiência, o ácido hialurônico possui alta resistência e durabilidade de até 12 meses .  E ainda precisamos levar em consideração que  nossa  face é dinâmica, as necessidades mudam com o tempo e os resultados podem ser aperfeiçoados a cada aplicação. As contra-indicações são semelhantes ao caso da toxina botulínica. O resultado é imediato e os cuidados após o tratamento são dados em consultório, mas em nada altera a rotina da cliente.


TRIPOLLAR

O aparelho Apollo Tripollar é usado no tratamento da flacidez corporal e facial por meio de radiofrequência tripollar de terceira geração. É rápido, indolor, não requer qualquer tipo de repouso e tem resultados comprovados. O Apollo Tripollar faz com que se deem mudanças estruturais nas camadas mais fundas da pele, aumentando o metabolismo do sistema e, consequentemente, permitindo que uma maior quantidade de gordura seja libertada pelas células. Uma vez que utiliza três aplicadores, a energia é direcionada com muita precisão e concentração, o que torna possível a utilização de baixa potência que se traduz num processo completamente indolor e sem riscos. Qualquer pessoa saudável pode submeter-se a este tratamento. O Apollo é também indicado a mulheres que, depois de uma gravidez, apresentem pele flácida em região abdominal, sendo contudo recomendado que o façam pelo menos dois meses depois do parto. Por outro lado, não é recomendado a grávidas e pessoas com implantes metálicos ou marca-passos cardíacos. O Apollo não requer qualquer tipo de cuidado por parte do paciente que se submete ao tratamento, sendo que pode regressar às suas atividades logo a seguir. Proporciona vários benefícios, entre os quais o reafirmamento da pele, redução de rugas, redução de celulite, redução de gordura localizada e remodelação corporal. Os resultados são visíveis logo depois da primeira sessão. Contudo, para que os resultados se reflitam a longo prazo, serão precisas, em média de quatro a seis sessões (de cerca de 20 minutos cada). Recomenda-se, no entanto, que sejam efetuados tratamentos de manutenção pelo menos a cada dois meses, além de manter um estilo de vida saudável, equilibrando alimentação com exercício.


LIGHT SHEER - depilação a laser

A depilação a laser é um método para eliminar os pelos que usa uma emissão de raios laser para queimá-los até a ‘raiz’. Pode ser usado em todo o corpo e garante o retardamento no aparecimento dos fios. A ausência de pelos pretendida é de longa duração e varia de acordo com o metabolismo de cada paciente. Por isso, o correto é dizer que o método é progressivo e não-definitivo, pois depende da variação hormonal de cada paciente. O ideal é fazer uma sessão de manutenção a cada seis meses a um ano. Feita a depilação a laser, quando reiniciar o aparecimento do pelo, este será mais fraco e em menor quantidade que antes de iniciar o tratamento. O número de sessões necessárias situa-se entre cinco e oito sessões, sendo-as efetuadas mensalmente. A exposição solar não poderá ocorrer até cinco dias após a sessão de depilação a laser.


Dra. Alessandra Nalin (CRM 86055) é pós-graduada em medicina estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Fone: 3432-8136.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br