Fazemos acontecer

Diário de uma paixão

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 06ª Edição | Março | 2013
Foto: Alessandro Maschio / MBM Ideias

Arquivo Rocha Netto, no Centro Cultural Martha Watts, tem toda a história do XV entre os anos de 1919 e 2002

A história do XV de Piracicaba foi contada com rigor e paixão por um pesquisador que também completaria seu centenário em 2013: Delphim Ferreira da Rocha Netto. O jornalista nasceu em 1913, um pouco antes do time, em junho, e morreu em 2003, aos 90 anos. O acervo que juntou ao longo da vida está disponível para pesquisa no Centro Cultural Martha Watts, mantido pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

“Este material nos foi cedido quando Rocha Netto ainda estava vivo, em 2002, e transferido para o nosso Espaço Memória, vindo da casa dele, na rua Gomes Carneiro”, conta a diretora do centro, a pedagoga Joceli Cerqueira Lazier.

O Arquivo Rocha Netto conta com aproximadamente 30 mil documentos, entre textos de autoria dele, tabelas, matérias de jornais e de revistas. Compreende um período de mais de 80 anos de história, pois vai de 1919, quando Rocha começou a colecionar figurinhas de chiclete que tinham futebol como tema, e vai até 2002.

“A partir daí ele foi sempre ampliando, anotando todos os jogos do XV, com dados e informações precisos, e coleções do jornal Gazeta Esportiva e das revistas Placar e Manchete Esportiva”, conta Joceli.

Ao mesmo tempo, Rocha Netto dava vazão nas suas anotações a uma outra grande paixão: o cinema. Aficcionado por faroestes, ele costuma incluir em suas anotações sobre as partidas os filmes que estavam em cartaz na cidade.

As consultas ao material podem ser feitas no horário de funcionamento do Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. “Se for uma pesquisa mais ampla, nós pedimos que a pessoa especifique porque o material, embora já todo dividido por assunto, ainda não está totalmente catalogado”, explica.

Rocha Netto ao lado de PeléDe acordo com a pedagoga, o material é fundamental para quem quiser entender a história do XV de Piracicaba. Todo o acervo é fixo, não pode sair do Espaço Memória, mas são tiradas cópias ou escaneadas páginas, ao custo do material que for gasto. Quan to à frequência, Joceli diz que os primeiros meses do ano são como uma ‘entressafra’, por conta das férias na universidade, mas neste ano, por conta do centenário do time, a previsão é de um aumento nas consultas, que ficam na média de 20 por mês.

O Arquivo Rocha Netto, que fica no subsolo do Centro Cultural Martha Watts, reproduz logo à entrada o ambiente de trabalho do pesquisador de futebol. Na mesa está a velha máquina de escrever Remington, de teclas verdes, e ao lado um rádio portátil de pilha, com ondas médias e curtas, da marca Sharp. Há também objetos hoje antiquados como um furador de papel, uma caneta de pena e uma lupa para conferência das matérias. Nas estantes, vários troféus acumulados por Rocha ao longo da carreira e um de seus orgulhos: a correspondência que manteve com o escritor Jorge Amado.

O espaço tem quatro grandes painéis com fotos de alguns dos jogadores mais famosos do Brasil. Além do óbvio Pelé, há Friedenreich (o favorito de Rocha), o piracicabano Chicão, além de Mazola, De Sordi e Garrincha. Outras curiosidades são as fichas dos inscritos na Federação Piracicabana de Futebol e uma ficha com todos os jogadores que passaram pelo XV. (por Ronaldo Victoria)

O Centro Cultural Martha Watts fica na rua Boa Morte, 1257, no Centro, e o telefone é 3124-1889. O site é www.unimep.br/ccmw.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br