Fazemos acontecer

XV, eu te amo!

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 06ª Edição | Março | 2013
Foto: Alessandro Maschio / MBM Ideias, Silvia Audi e Fabio Mendes

Personalidades da cidade declaram seu amor ao alvinegro

“Pensar no XV traz uma série de boas memórias. Primeiro, a referência a Piracicaba. É uma marca, quase que institucional, da cidade. Junto vêm as lembranças da alegria, do riso, da emoção de se ir ao estádio ver um jogo de futebol do XV. Divertimento com as piadas, das cativas ou da geral, sofrimento com aquele golzinho salvador que às vezes sai nos acréscimos! Sentimento também de honra ao se sentir um embaixador do XV, ao se reagir à referência ao Nhô Quim feita por algum forasteiro. Sim, sou de Piracicaba, terra do XV, que está na Primeira de novo e que completa 100 anos. XV que agora é 100. XV = 100. Pois então, identidade e harmonia entre romanos e arábicos... (José Vicente Caixeta Filho, diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP)


“Para mim, o XV é um dos grandes símbolos que representam a história e a cultura de nossa cidade. Em outros lugares, somos conhecidos e muitas vezes identificados pela terra do XV de Piracicaba. Sem dúvida, é um símbolo que nos orgulha. E o reflexo desse orgulho é a própria torcida, uma das mais fanáticas do interior paulista e que enche o Barão em qualquer divisão ou campeonato que o time esteja disputando.” (Rose Massaruto, secretária de turismo)


“O XV de Novembro é o garoto-propaganda de Piracicaba. Um time querido, cercado de tradições e abençoado com o amor dos moradores de sua terra. Um time que tem luz própria e chega ao centenário de glórias graças a uma trajetória de lutas e determinação. Tanto que a história de Piracicaba e a do glorioso XV se interligam. Parabéns XV, agora centenário.” (Angelo Frias Neto, diretor presidente da Frias Neto Consultoria de Imóveis e da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba – Acipi)


“Conheci o XV ainda menino, que, então, passou a ser o clube da minha preferência. Não perdia os jogos no antigo estádio da Rua Regente; assistia inclusive treinos, pois morava a três quadras desse local. Assisti jogos quando de seu acesso à divisão principal em 1949. Anos mais tarde, de torcedor, passei a ‘cartola’ integrando seu Conselho Deliberativo e a diretoria, ambos como presidente. Até hoje vibro com o XV. Rejubilemo-nos com o seu centenário.” (Gustavo Jacques Dias Alvim, reitor da Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep)


“O XV é Piracicaba. O XV é São Paulo. O XV é Brasil. Por onde você anda neste país, quando diz que é de Piracicaba, logo vem a pergunta: ‘E o XV?’ O XV é paixão. Tem a maior torcida do Estado. É o XVzão do meu coração”. (Roberto Morais, deputado estadual)


“O XV, para mim e para os piracicabanos é uma paixão e também uma questão de orgulho. Para nós, caipiracicabanos, como somos chamados, o XV é o que nos define. Piracicaba e eu amamos o Quinzão. “ (Paulo Alcides Tibério, o Pauléo, fotógrafo)


“Usei muito a camisa do XV em meus shows pela Europa. Tem até sua bandeira em meu clipe Saudade! Pois o XV é um membro da família piracicabana que, querido por todos, dos distantes aos mais próximos, sempre desperta um carinho enorme. Todos acompanham, querem saber se está bem, e ficam profundamente felizes em época de festa. Parabéns pelos 100 anos!” (Pa Moreno, cantora)


“O XV de Piracicaba é um dos brasões mais importantes da minha querida cidade natal. Nos meus concertos em outros estados brasileiros, e mesmo em outros países, quando digo que sou piracicabano, sempre me perguntam: ‘E o XV? Vai muito bem, obrigado’, respondo. E na sequência toco o Nhô Quim, um choro que fiz em homenagem ao velho e bom XV. Muito sucesso pra ele!” (Alessandro Penezzi, violonista)


“Eu tinha nove anos de idade quando o XV foi campeão da Lei do Acesso, o primeiro clube interiorano a chegar à Primeira Divisão. O prefeito convocou o povo para ajudar a reformar o estádio da rua Regente Feijó, exigência da Federação. Meu pai, apaixonado pelo clube, foi e me levou junto. Senti-me adulto carregando tijolos e ajudando a preparar o cimento. Naquele momento, o XV passou a fazer parte de minha vida. Entrou-me na alma. E nunca mais deixou. Joguei futebol no infanto-juvenil, fui associado desde criança, tornei-me diretor e, com Romeu Italo Rípoli, conquistamos o vice-campeonato da Federação. O XV é paixão e o Nhô Quim, o símbolo e a grife de nosso piracicabanismo. Que caipira, no Brasil, é mais famoso do que ele?” (Cecílio Elias Netto, jornalista)


“Pequeno ainda, entrei no Barão pela primeira vez com meu pai. Senti logo a verdadeira emoção do que é torcer pelo XV e celebrar as vitórias com humildade e alegria. O ‘Nhô Quim’ representa há 100 anos Piracicaba e o nosso autêntico jeito ‘caipira’ de ser num mundo cada vez mais parecido com uma bola de futebol. Difícil descrever. Deixe ser XV, simples assim. Sou XV roxo! Pra ser mais sincero, alvinegro, meio tipo assim da cor ‘asara de barata’ ou ‘óio de breque’.” (Jairinho Mattos, diretor da rádio Jovem Pan Piracicaba)


“Desde que cheguei em Piracicaba , no início dos anos 80, me identifiquei com o nosso XV, primeiro pela cor preto e branco, segundo pelo hino popular:  ‘Xis Vê, Xis Vê’... Popular, criativo  e muito ligado às nossas raízes, assim eu admiro muito este time pela paixão que ele desperta e pela união que ele provoca, seja nos momentos ruins, ou nos momentos de glória.” (Marcelino Sacchi, diretor industrial da Oji Papéis Especiais e secretário-executivo da Oscip Pira 21)


“Eu acredito que, para todos os torcedores, o XV representa a garra, a disposição de lutar, a vontade de sobreviver e resgatar um ícone que se confunde com a própria cidade. Mesmo passando por tudo que passou, não foi abandonado e está se refazendo. Acima de tudo, o XV representa o renascer, representa a força e a união. E, por outro modo, representa a cidade de Piracicaba.” (Luís Beltrame, advogado e ex-presidente do XV)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br