Fazemos acontecer

Cuidados com a beleza

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 06ª Edição | Março | 2013
Foto: Divulgação

Cuidado e atenção com a pele e a saúde em geral garantem uma aparência mais jovem e bonita

Aos 10 anos: É a idade da pele perfeita. Não esqueça de usar filtro solar quando for à praia ou piscina. Ele deve ser sem óleo porque, nesta idade, produtos cremosos podem causar cravos e espinhas. É hora também de ficar atento às dermatoses. Procurar sempre um profissional de confiança para avaliar.

Aos 15 anos: Nesta fase há aumento de oleosidade e o aparecimento de espinhas e cravos, que podem inflamar. Se for este o caso, lave o rosto com sabonete especial para acne pela manhã e à noite. Nunca use hidratantes em creme ou outros produtos que possam conter óleo. E ainda podem ser iniciados tratamentos com ácidos específicos. O protetor solar nesta fase tem que ser específico.

Aos 20 anos: As flutuações da adolescência estão mais estáveis. A pele ainda pode ser oleosa. Se tiver acne ainda não tratada, corra para o seu médico de confiança. Nunca mexa nas espinhas, nem deixe que mexam. Maquilagem, só sem óleo. Pó compacto pode piorar as espinhas. Pó solto é livre. Seu demaquilante é o sabonete, usado antes de dormir. Hora de pensar em eliminar os pelos indesejáveis com depilação a laser. Valorize a atividade física e a alimentação balanceada.

Aos 25 anos: Já cabe fazer peelings de cristal periódicos. Na rotina, o filtro solar diário passa a ser obrigatório pela manhã e um ácido derivado da vitamina A já pode ser usado à noite. Inicia-se o uso de hidratante nas pálpebras pelo menos à noite. Crie o hábito de hidratar as unhas . Nesta fase, não podemos esquecer de cuidar do corpo para não haver o acúmulo ou piora da celulite e gordura localizada. Os aparelhos de radio-frequência e o Power Shape estão muito bem indicados. Sempre acompanhados de atividade física.

Aos 30 anos: Se você já não tem acne, pode usar produtos mais ricos, mas sempre em loção ou gel. A rotina de cuidados com a pele pode contar com produtos regeneradores pela manhã, que dão viço e hidratam, além do filtro solar e do ácido à noite. O filtro solar pode ter pigmento que mimetize o bronzeado. Além dos peelings de cristal, você já pode iniciar a radiofrequência, que retarda a flacidez e que será usada uma vez por ano. A toxina botulínica preventiva é semestral. Os cuidados corporais precisam ser mantidos.

Aos 40 anos: Os cremes passam a ser mais densos à noite. O filtro solar matinal se mantém muito leve, mas é poderoso e pode ser enriquecido com antioxidantes que diminuem a velocidade de envelhecimento da pele. A radiofrequência se mantém anual e a toxina botulínica semestral. Tratamentos com luz pulsada fecham vasinhos que possam estar mais aparentes e eliminam manchas de sol, se você não as preveniu no passado. Comece a usar o bimatoprost, produto que aumenta os cílios e as sobrancelhas, corrigindo suas falhas. Aqui os cuidados corporais têm que ser intensificados. Vale a pena também iniciar o uso de nutracêuticos.

Aos 50 anos e depois: A radiofrequência cresce em importância e passa a ser semestral para diminuir a flacidez da face, pescoço e pálpebras. Na rotina de cuidados com a pele, a ordem é uniformizar a cor, diminuir ruguinhas e aumentar o viço. Sulcos podem ser amenizados com ácido hialurônico, que preenche mantendo a naturalidade e deve ser repetido anualmente. Ruguinhas periorais (em torno dos lábios), conhecidas como ‘código de barras’, são corrigidas com laser fracionado e toxina botulínica. Nos cabelos, tratamentos que aumentem o volume e o diâmetro do fio já podem ser reforçados com medicações que atuem no couro cabeludo com este fim. Consulte seu médico regularmente, pelo menos a cada seis meses.


Alessandra Nalin (CRM 86055) é médica especializada em medicina estética. Contato: (19) 3432-8136

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br