Fazemos acontecer

Encantos da Turquia

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 06ª Edição | Março | 2013
Foto: stock.xchng

País desperta a curiosidade dos turistas brasileiros depois da novela Salve Jorge

Em horário nobre, a Turquia ganhou visibilidade no turismo internacional, mas suas belezas exóticas estão fora do folhetim global das 21h, Salve Jorge. Ver o país do extremo ocidental da Ásia pela televisão é uma coisa. Ao vivo, a região reserva muitas outras surpresas como estruturas romanas e egípcias, e o Monte Pamukkale, uma das grandes maravilhas da natureza.

As variedades na geografia, nas edificações e na cultura, no mínimo, impressionam para um país que é quase 11 vezes menor que o Brasil. A localização da Turquia já consiste em uma característica particular.

A cidade de Istambul, a maior do país e a quinta maior do mundo – concentra 17% da população nacional e, segundo dados oficiais, em 2010, o número de habitantes registrado chegou a 13,12 milhões de pessoas – está localizada no Estreito de Bósforo, que separa a Europa da Ásia.

Também em Istambul é possível conhecer o Grande Bazar, o maior e um dos mais antigos mercados cobertos do mundo, conta Ana Maria Campanholi Schincariol, proprietária da AMC Viagens, em Piracicaba. “Lá você encontra tapetes, joias, especiarias e tudo para decoração.”

Outras maravilhas de Istambul são o palácio Topkapi – antigo centro do poder do Império Otomano com história de ocupação por 400 anos. Hoje o local exibe seus tesouros, e seus pátios e jardins são atrações à parte –, o hipódromo romano de 330 d.C, localizado na praça de Sutanahmet, onde também estão o obelisco egípcio, a mesquita Azul - única com seus seis minaretes -, e a Basílica de Santa Sofia, a maior da antiga cidade de Constantinopla.


Famosa Capadócia

A Capadócia reserva ‘espetáculos’ esculpidos por vulcões com formações como a das Chaminés das Fadas e cidades antigas subterrâneas. O Vale de Goreme, um patrimônio mundial, além da geografia, guarda igrejas dos séculos 5 e 6. Com tanta beleza, um dos passeios obrigatórios por lá é o tour de balão.

Ana Maria informa que a contratação do serviço custa cerca de R$ 660 por um passeio VIP que pode durar até duas horas. “Minha sogra já foi três vezes para Istambul. Agora, ela vai voltar mais uma vez à Turquia para fazer esse passeio de balão, realizado durante o pôr-do-sol.”

Ainda sobre as maravilhas naturais, o panorama da Antália traz praias caribenhas e o Pamukkale, que significa castelo de algodão – de longe, o monte parece revestido de algodão devido à formação calcária e nascentes de água formam piscinas de águas quentes com histórico medicinal.


As piscinas de PamukkaleDICAS

Se você pretende embarcar para a Turquia, é bom conhecer algumas informações. A agente de turismo Ana Maria Campanholi destaca que os turcos não falam o inglês. “Alguns estão aprendendo o português devido ao interesse dos brasileiros pelo país deles. A procura pela Turquia cresceu por conta da novela, do aumento do poder aquisitivo por aqui e por muitos não quererem viajar a locais mais tradicionais.”

‘O item número um a ser lembrado é ter sempre consigo vários cartões do hotel, com nome do estabelecimento e endereço, em que está hospedado. Pegue o táxi na porta do hotel, diga merabá! (olá), entregue o cartão ao taxista e fale lutfan (por favor). “Caso você se perca, com o cartão do hotel, você conseguirá voltar. De outra forma será impossível”, alerta Ana Maria.

Sobre o visto, a agente de viagens informa que a autorização é obtida no aeroporto da Turquia por US$ 20, sendo necessário somente ter o passaporte atualizado.

Outro alerta de Ana Maria é sobre as mesquitas: é preciso tirar os sapatos para adentrar esses ambientes e, no caso das mulheres, cobrir a cabeça com um lenço. Atenção também ao muezzin, os chamamentos para a reza – as mulheres não devem estar nas mesquitas durante as cerca de cinco preces diárias dos muçulmanos.

Uma última dica é aproveitar os meses de abril e maio, período em que a Primavera acontece na Turquia e o país fica coberto por tulipas. (por Cristiane Bonin)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br