Fazemos acontecer

Churrasco solidário

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 07ª Edição | Maio | 2013
Foto: Adilson Zavarize

Grupo de amigos cria evento gastronômico mensal e beneficia dez entidades

Uma franquia de solidariedade. A frase resume o projeto filantrópico U-Mió-du-Boi. Idealizado por seis amigos – Antenor Marconi, Gerson Rossi, José Benedito de Campos, José Setten, Nivaldo Trevizan e Sérgio Pacheco – e instituído em 2008, o grupo trouxe a experiência de Apucarana (PR), com o Ferra Mula. Lá, aproximadamente 400 homens se reúnem todas as quartas-feiras para uma ‘costelada’ solidária com fins de arrecadação para entidades sociais.

Em uma viagem a Apucarana, uma amizade entre piracicabanos e paranaenses trouxe todo o know-how do churrasco de costela de boi e a boa ideia de ajudar a quem precisa. Nivaldo Trevizan, presidente por duas gestões, de 2011 a 2013, conta que o Ferra Mula realizou três visitas a Piracicaba.

“Na primeira, o pessoal do Paraná trouxe carne, espeto e churrasqueira e preparou todo o churrasco. Na segunda visita, nós fizemos juntos. Na terceira, nós, de Piracicaba, fizemos tudo e eles aprovaram o prato”, conta Trevizan. Com o domínio da técnica, o próximo passo foi criar o nome do projeto local. “Pensamos em algo caipira”, diz o então presidente do Ú-Mió-du-Boi.

Bem estruturada e contando com o auxílio de 100 voluntários – todas as entidades auxiliadas têm como contrapartida a cessão de mão de obra para a festa –, o mesmo know-how adquirido com o Ferra Mula já foi procurado por pessoas de outras cidades e Estados, originando, por exemplo, o Amigos de Carne e Osso, um projeto semelhante estabelecido em Vitória (ES).

NOVA GESTÃO

A atual gestão está sob o comando do médico Sérgio José Dias Pacheco, que assumiu o cargo em 1º de abril. O projeto fechou um acordo pelos próximos cinco anos para a realização do evento mensal no Clube Atlético Piracicabano, com capacidade para receber 800 pessoas e estacionamento para 400 veículos. “Hoje não temos mais nenhum improviso”, afirma Pacheco.

A festa recebe público de toda a região e de outros Estados. São 20 metros de churrasqueira acesa por oito horas com capacidade para uma tonelada de costela. Sob o calor da brasa, U-Mió-du-Boi repassa o dinheiro obtido a dez entidades sociais (veja o quadro) com valores proporcionais ao número de convites vendidos por cada uma delas. Comprando pelo site do projeto (umioduboi.com.br) – que oferece facilidades no pagamento – é possível indicar a entidade de preferência pessoal.

“Para incluir uma entidade no U-Mió-du-Boi, é necessário que a entidade faça um pedido oficial e todos os dados são checados junto à prefeitura. Investigamos a requerente para saber sobre seu passado. Tudo para não ocorrer o mau uso do dinheiro”, informa Trevizan.

A festa vem crescendo a cada evento e já chegou a reunir mais de 800 pessoas. Realizada dez vezes ao ano, em 2013 haverá duas edições extras. “Queremos ajudar as pequenas entidades que não conseguem vender convites, mas que são idôneas”, diz Trevizan.

O último decreto do então prefeito Barjas Negri (PSDB) conferiu ao U-Mió-du-Boi o status de festa integrante do calendário oficial dos eventos de Piracicaba. A festa acontece todas as últimas sextas-feiras de cada mês e o convite é individual e dá direito à costela, arroz, salada, pão e farofa. Tudo à vontade por R$ 40. (por Cristiane Bonin)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br