Fazemos acontecer

Foto muito divertida

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 07ª Edição | Maio | 2013
Foto: Fábio Andrade

Light paint ganha cada vez mais adeptos na cidade: curso ensina a técnica

A imagem tem se consolidado como uma das formas primordiais da comunicação e das artes visuais através dos tempos e nas novas mídias. Na última década, o surgimento das máquinas fotográficas digitais e a possibilidade de compartilhamento virtual de imagens conferiram a todos o poder dos "mil cliques". Entretanto, sempre no modo automático, a foto tem perdido a conotação artística e a dedicação pessoal a cada quadro.

Com uma história curiosa, o fotógrafo Fábio Andrade vislumbrou a arte por trás da imagem como uma criança ao brincar. Apaixonado por fotografia desde os 10 anos de idade, hoje, aos 30 anos, ele é um profissional dotado de técnicas em fotografia e um dos raros cotados por editoras para escrever o primeiro livro nacional sobre a técnica artística light paint.

Completa no quesito artístico, a foto feita a partir do conceito light paint trabalha, primeiramente, entendimentos básicos sobre fotografia. Em um curso rápido de 15 horas, agendado nos fins de semana, o iniciante ganha know-how acerca de regras de composição fotográfica, recursos da câmera e aplicações técnicas, tudo explicado com a dedicação de um professor formado em comunicação social com pós-graduação em psicopedagogia e amparado em um material didático específico e exclusivo.

Após o aluno conhecer aspectos técnicos da fotografia, começa a "brincadeira". Os exercícios acontecem à noite, no Parque do Mirante. No modo manual, o obturador pode ficar aberto oito, 15 e até 30 segundos. No escuro, o fotógrafo, munido de um ponto de luz, que pode ser uma lanterna, vai para a frente da máquina e faz um desenho.

“Para o light paint não há limites de idade. Entre as crianças, a técnica influencia fortemente a evolução cognitiva, pois trabalha diretamente com o sensorial, entre tempo e espaço. Um exercício interessante até mesmo em sala de aula de escolas tradicionais”, diz Fábio.

Desta forma, esse passatempo é bem mais que uma brincadeira, já que há inúmeras possibilidades de explorar a luz e há, também, a necessidade de cálculo do espaço do cenário e do tempo para o traçado feito com o feixe de luz. Mesmo com a câmera desligada, Fábio ainda despende horas para fabricar ferramentas e ambientes para o light paint. A velha técnica de girar uma palha de aço com fogo presa a um cabo é um formato que pode render muito aliado à imaginação.

Ver a fotografia desta forma diferenciada, algo como se aprender a ler e escrever, sintetiza o sucesso de Fábio e da sua Escola de Fotografia. Atração de um dos horários mais nobres da TV brasileira, no Domingão do Faustão, em dezembro de 2012, ele mostrou o light paint e ganhou notoriedade.

Ele também é dono de técnicas como a do miniplaneta – em Leme, o fotógrafo clicou 344 imagens durante um trabalho de 210 horas, uma das maiores montagens no mundo a partir da técnica que, juntas, por coordenadas polares, formam um planeta com todas as minuciosas particularidades do local. “É possível reconhecer, por exemplo, um prédio”, diz o profissional. (por Cristiane Bonin)

SERVIÇO

A Escola de Fotografia de Fábio Andrade fica em Piracicaba, na avenida Rui Barbosa, 41, Vila Rezende. Para mais informações acesse a página da escola no Facebook (efaescoladefotografia), site (efa.art.br), e-mail (contato@efa.art.br) ou pelo telefone, (19) 3371-4031.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br