Fazemos acontecer

Longe das marcas do tempo

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 07ª Edição | Maio | 2013

A ação do tempo e o descuido com a pele são responsáveis pela aceleração do envelhecimento facial. Os principais sinais decorrentes desse processo são a perda de luminosidade da pele, as rugas superficiais e profundas, flacidez, ressecamento, perda da densidade e do contorno facial.

Os sinais do envelhecimento surgem em três fases. Na primeira, acontece a perda de luminosidade, com diminuição da produção de colágeno, surgindo assim as primeiras linhas finas de expressão. Na segunda fase, ocorre a degradação mais intensa do colágeno e a elastina da pele, deixando-a mais flácida e as rugas mais profundas. E na terceira fase, os sinais ficam mais evidentes, com a diminuição do metabolismo das células, ocorrendo o relaxamento cutâneo, a alteração do contorno facial e o ressecamento da pele.

O foto-envelhecimento surge nas áreas da pele expostas ao sol, devido ao efeito repetitivo da ação dos raios ultravioleta. Esta ação varia de indivíduo para indivíduo, pois depende do grau de pigmentação da pele, da predisposição individual e da frequência e duração da exposição solar no decorrer da vida. Geralmente surge a partir dos 40 anos.

Os aspectos visíveis do envelhecimento na pele podem apresentar diferenças em cada área. A pele pode se tornar áspera, espessa, amarelada, sem elasticidade, fosca, seca e com aspecto de ‘pergaminho’. Aparecem também as manchas tipo sardas, os poros dilatados , vasinhos e as rugas.

O desenvolvimento de técnicas não-invasivas para recuperação do viço da pele trouxe nova perspectiva àqueles que querem retardar os sinais do tempo que aparecem na face.

NOVO TRATAMENTO

Nesta linha, o Laser CO2 inovou o mercado ao apresentar mais uma opção de rejuvenescimento facial. O Resurfacing Laser CO2 fracionado é, hoje, o que há de mais avançado e revolucionário na linha de rejuvenescimento, pois promove a substituição das células envelhecidas.

A execução do Laser CO2 fracionado é realizada por médico, com anestesia local à base de creme e um computador que determina a exata profundidade da penetração do laser na pele. Uma ‘luz-guia’” indica o local onde o laser atingirá a superfície cutânea. Essa tecnologia garante o tratamento de camadas mais profundas da derme, maior precisão, menor tempo, recuperação mais confortável e resultados mais duradouros.

É comum que várias técnicas sejam combinadas: toxina botulínica, preenchimento, peeling superficial, luz intensa pulsada (Quantum) que, aliadas aos cremes noturnos e protetor solar diário constituem as principais armas para o tratamento de lesões dermatológicas e problemas estéticos associados ao envelhecimento.O laser de CO2 fracionado é hoje um tratamento indispensável para  o rejuvenescimento. Os locais mais tratados são face, pescoço, colo e mãos.

Qualquer tipo de pele pode se submeter ao tratamento, pois ele é mais seguro quando comparado a outros lasers, já que o alvo dele na pele é a água e não o pigmento. Isso o torna seguro até para peles negras.

Após 10 dias da aplicação a pele já está totalmente renovada e todos os aspectos da pele costumam melhorar muito: rugas, flacidez, manchas, sardas, poros dilatados, cicatrizes e textura.

O laser funciona como um peeling profundo, sendo seguro e capaz de renovar todas as camadas da pele em tempo recorde e com muito mais conforto e eficácia que os peelings de fenol (peelings químicos profundos).

Antes da aplicação do laser, a paciente é orientada a aplicar um anestésico tópico para aliviar a sensação de ardor durante a aplicação. A região tratada costuma ficar quente e com certa ardência, comparada à sensação de ficar um dia inteiro ao sol sem protetor. Mas esta sensação passa em, no máximo, duas horas e depois não se sente mais nada. O rosto costuma inchar um pouco e a pele no dia seguinte fica escura.

O paciente deverá hidratar o rosto com frequência após o tratamento para favorecer a descamação e a renovação celular. Todo o processo leva em média de três a cinco dias.

A exposição ao sol está vetada por 30 dias. Recomenda-se, em médias, duas aplicações com intervalo de 30 dias entre elas. Os alvos deste tipo de tratamento são as linhas finas da face, especialmente aquelas ao redor da boca, dos olhos, das maçãs da face e da testa; a flacidez das pálpebras e do contorno facial; manchas faciais e cicatrizes, em especial da acne.

Alguns resultados já aparecerão logo na primeira sessão como diminuição dos poros, melhoras das rugas finas e rugas médias no rosto, testa, rugas nos lábios e rugas em torno dos olhos. Naquelas alterações onde é preciso a recuperação do colágeno, rugas profundas, flacidez da pele e estrias, os efeitos finais ocorrem seis meses após o tratamento. E, por último, como tratamento para manchas na pele, principalmente o melasma, pode-se conseguir uma melhora de até 50%.

Alessandra Nalin (CRM 86055) é médica especializada em medicina estética. Contato: (19) 3432-8136

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br