Fazemos acontecer

9 dicas para uma gestão nota 10

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 08ª Edição | Junho | 2013
Foto: Alessandro Maschio / MBM Ideias

Veja quais são os aspectos que você deve avaliar para saber se a administração do seu condomínio é eficiente

Como anda a administração do seu condomínio? Você tem parâmetros para avaliar? Uma gestão eficiente depende do bom desempenho do síndico e da qualidade dos serviços prestados pela administradora contratada.

À frente da Brancalion Administradora de Condomínios, que atua no mercado piracicabano há mais de 30 anos, Rodrigo Brancalion mostra os aspectos que devem ser avaliados para saber se tudo vai bem (ou não) no seu condomínio.

Confira as nove dicas:

1 - O regulamento interno e a convenção devem estar bem alinhados com o perfil do condomínio. Esses documentos devem ser amplamente divulgados a todos os proprietários/moradores.

2 - Reuniões e assembleias devem ser bem organizadas, a fim de que  sejam bastante objetivas e tenham todos os subsídios para votações, sem que haja dúvidas dos participantes.

3 - É necessário criar e seguir um plano de manutenção preventiva, para evitar arrecadações extras para suporte de manutenção corretiva.

4 - Manter sempre um caixa-reserva para despesas não-previstas (fundo de reserva), bem como outro fundo para pagamento de 13º salário e férias dos funcionários do condomínio.

5 - Deve-se ficar atento à contratação de prestadores de serviços, sempre levando em consideração o custo/benefício. Tendo em vista que o condomínio faz o rateio de despesas, muitos administradores internos avaliam somente o custo, o que pode levar a uma contratação errônea e acarretar em custos maiores no futuro.

6 - Elaborar um plano de segurança que envolva: um bom sistema de equipamentos, treinamento para funcionários e conscientização para moradores. Sem que esses três fatores estejam alinhados, a segurança certamente ficará comprometida.

7 - Ter uma assessoria administrativa comprometida com a legislação vigente, a fim de se evitar passivos trabalhistas e fiscais.

8 - Manter um sistema eficaz de cobrança de condôminos inadimplentes.

9 - Manter uma equipe de funcionários comprometidos com os interesses da coletividade, criando condições de trabalho que fixem o colaborador, evitando assim a rotatividade da mão de obra. (por Cristiane Sanches)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br