Fazemos acontecer

Profissão: síndico

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 09ª Edição | Setembro | 2013
Foto: Alessandro Maschio / MBM Idéias

Comum na capital paulista, síndico profissional começa a ganhar espaço nos condomínios do interior

Síndico profissional é uma realidade consolidada na capital paulista e uma tendência que começa a ganhar espaço nos condomínios de Piracicaba e cidades com expressivo crescimento. Quem afirma é o engenheiro Carlos Alberto Morosini, síndico do condomínio Tulipas (onde mora), do Residencial Lumiere, e também consultor de outros nas áreas administrativa e de engenharia.

Esta tendência vem se consolidando a cada dia pela necessidade dos condomínios, principalmente dos mais novos, que se caracterizam como ‘condomínios-clube’. Por terem uma estrutura maior, precisam da atenção e da experiência de um administrador, já que podem ser estão equiparados a uma empresa.

“O síndico profissional trabalha como um administrador de empresas. Ele responde por tudo que acontece no condomínio, encarrega-se de todos os deveres e obrigações inerentes ao cargo.  Funciona como órgão executivo e representativo do condomínio, respondendo civil e criminalmente pelos atos praticados”, explica.

Segundo Morosini, para administrar um condomínio, não basta ter tempo disponível e morar no mesmo local. “Administrar um condomínio requer um conjunto de conhecimentos e habilidades. É preciso conhecer a legislação específica, administração, contabilidade, ter conhecimentos técnicos de manutenção preventiva e corretiva de obras, instalações, máquinas, equipamentos, laudos, vistorias e documentos, dentre outros. Atualmente, os padrões de moradia exigem isso”, salienta.

Morosini diz que os residenciais mais antigos também devem investir na contratação de um síndico profissional, pois ele é o responsável pelo trabalho de atualização e revitalização do condomínio.

“Outro momento, para o qual a atuação de um profissional é fundamental, é a entrega da obra pela construtora. O sindico é responsável pelo recebimento da obra e implantação das legislações especificas, que irão nortear, principalmente, o comportamento, a conduta e o convívio dos moradores do condomínio”, explica. O profissional que atua nesta área fica 24 horas a disposição dos condôminos, por meio de visitas periódicas, telefone e correio eletrônico. “Como irá tratar principalmente com pessoas, o síndico profissional deve ter características de liderança e organização, ser paciente e saber ouvir os anseios, pedidos e reclamações dos condôminos, bem como administrar conflitos”, salienta.

“Os condôminos devem considerar seu imóvel como um investimento que, como tal, precisa de cuidados permanentes. Sendo assim, uma boa administração é corresponsável pela manutenção e valorização do imóvel, bem como pela qualidade de vida dos condôminos”, finaliza Carlos Morosini. (por Ronaldo Victoria)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br