Fazemos acontecer

Tem Nhô Quim na rede

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 09ª Edição | Setembro | 2013
Foto: Alessandro Maschio / MBM Idéias

Do site oficial aos blogs dos torcedores, o alvinegro piracicabano tem presença marcante na internet

Além da tradição de 100 anos, que o faz conhecido em todo o Brasil, o XV de Piracicaba vem tendo seu espaço na internet bastante ampliado. O site oficial do clube (www.xvpiracicaba.com.br) é hoje um dos dez mais acessados do interior paulista, sem contar os vários blogs que cantam a paixão pelo alvinegro.

Mas a história do XV na web é bem mais recente, reconhece o atual assessor de imprensa da equipe, Fernando Galvão. “Quando eu comecei efetivamente, em 2007, o XV praticamente ‘não existia’ na rede mundial. O presidente era Adilson Maluf e o vice Douglas Pimenta, e eu propus a criação do site”, lembra Galvão, que na época fez curso de webdesign e assumiu a criação junto com Juan Fonseca.

Com apoio da Supricel, que bancou a criação, o XV finalmente passou a ter seu endereço na internet, numa época em que o time colhia maus resultados e estava em crise. Mesmo com altos e baixos, o site nunca saiu do ar. Persistiu também com as mudanças de equipe.

Em 2010, Galvão saiu da assessoria, sendo substituído por Leonardo Moniz, que ampliou o site, junto com Rafael Fabretti. Moniz também criou uma conta do time no Twitter e, Eduardo Castelari, no Facebook. Hoje o trabalho acontece integrado nas redes sociais. “Cada matéria que publicamos no site conta com um link para o Facebook e outro para o Twitter. A interação é instantânea. Em dias de jogos, fazemos o acompanhamento em tempo real, desde quando a equipe chega aos vestiários até os lances mais importantes, minuto a minuto”, informa Galvão, que retornou à assessoria de imprensa do XV em 2012.

BLOGS

O time também tem destaque na internet por meio de torcedores apaixonados e especialistas no assunto, que criaram blogs para divulgar essa paixão. O advogado Ramon Bisson Ferreira publica o Histórias do XV (historiasdoxv.com), em que pesquisa a trajetória do alvinegro centenário.

Ele conta que o incentivo veio depois de receber do avô (Rubens de Oliveira Bisson, radialista e jornalista) uma herança que considera preciosa: o livro A História do XV, de Rocha Netto. “Com acesso ao material e a total inexistência de informações sobre a história do XV na internet, decidi efetivamente criar o blog. Apesar da fase ruim que o time atravessava nos campos, a tradição jamais poderia ser esquecida, e essa foi a forma que encontrei para ajudar o XV a retornar ao cenário nacional de alguma forma. Felizmente, a ideia foi bem recebida e mantenho o blog até hoje”, conta.

Ele trabalha basicamente sozinho, com eventual colaboração de outros aficionados. “Outra fonte importante são os próprios jogadores que vivenciaram os fatos e passaram informações para serem postadas”, detalha Ferreira, que tem uma média de 1.300 acessos mensais em seu blog.

Já Damião Leonardo Bonilha mantém, desde fevereiro de 2011, o blog Universo XV (universoxv.blogspot.com), cujo foco é mostrar o lado do torcedor. “Eu tenho o blog como uma ferramenta para atualizar o torcedor quinzista a respeito dos últimos acontecimentos do nosso alvinegro. É natural que o site oficial puxe a sardinha para a instituição, nós vamos defender o nome do XV. Se não jogar bem, vamos ser sinceros e pedir ação dos nossos jogadores”, destaca.

Bonilha conta que decidiu criar o blog porque, em 2011, afastado da elite do futebol paulista, o XV rendia pouca notícia na mídia tradicional. “A gente não tinha muitas notícias sobre os resultados e nem mesmo o site oficial atualizava com velocidade, só colocava o resumo um ou dois dias depois do jogo”, lembra. Hoje o blog conta com, em média, 4.000 visualizações mensais, número que chega a dobrar em época de Campeonato Paulista.

Vitor Prates, que tem um blog com seu nome (blogdovitorprates.com.br), tem o XV como destaque, mas fala de esporte de uma maneira geral. “Criei (o blog) em maio de 2010. Sempre gostei de esporte, sou formado em rádio e TV pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e vi nessa oportunidade uma maneira de divulgar meu trabalho”, afirma.

Do XV, Prates fala de forma ampla, da estatística à história, assim como sua visão de esporte é variada, com todo tipo de modalidade. Mas, claro, o futebol ainda ocupa o primeiro lugar. Em meados de julho, ele já contava com 150 mil acessos desde a criação. (por Ronaldo Victoria)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br