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Dez erros que um líder deve evitar

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 09ª Edição | Setembro | 2013
Pesquisa com 840 executivos, realizada em 2012 pela consultoria Empreenda, revela que faltam líderes nas empresas. Segundo Ararê Patusca, diretor corporativo da Arezza, um bom líder é aquele que sabe motivar e influenciar a equipe para o alcance dos objetivos. Ele lista dez erros que devem ser evitados no ambiente corporativo.

1) Evitar vínculo com as pessoas – Não ter a preocupação com o lado humano das pessoas é a principal falha de um líder. É preciso criar laços com os profissionais para compreender o que os motiva.  Isso é um trabalho que deve ser feito o tempo todo.  

2) Confundir liderança com gerencia – Para exercer a liderança, é fundamental envolver todos os colaboradores para atingir o resultado almejado, aplicando motivação, incentivo, apoio e acompanhamento. Ao gerente cabe a responsabilidade específica de imputar, administrar e cobrar resultados sob as atividades da empresa.

3) Não ser acessível – Engana-se aquele que acha certo ficar isolado numa sala, delegando as atividades, sem ouvir o que a equipe tem a dizer. Para conseguir os objetivos, é necessário ter vários canais de comunicação, a fim de auxiliar todos nas suas tarefas.

4) Ocultar o desempenho de seus liderados, ofuscando a eficácia – O profissional destaca-se por uma tarefa ou propõe uma solução, mas acaba não tendo o reconhecimento pelo seu mérito. Isso demonstra a insegurança do líder ao lidar com o sucesso de outra pessoa. Na verdade, deveria ser ao contrário, já que o bom desempenho da equipe reflete no trabalho realizado pelo ´chefe´. 

5) Não entender a questão ´emoção´ – O colaborador é um ser humano que está sujeito a ter problemas. Um líder frio, que não entende esse lado, está fadado ao fracasso. É preciso colocar-se na situação da pessoa para encontrar juntos uma solução.

6) Não motivar nem inspirar ou fazer isso de forma equivocada – De nada adianta o coordenador da equipe passar uma imagem nada condizente com a função. Na verdade, o líder deve ser um exemplo para inspirar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho.

7) Não ter a percepção do momento em que deve haver mudanças –  É comum haver resistência quando há uma alteração, seja ela estratégica, comportamental ou de atitude. Nesse caso, cabe ao líder estimular os funcionários a acreditarem que as mudanças são fundamentais para o crescimento da organização.

8) Desencorajar os outros  e não saber correr riscos - Desestimular a equipe é sinônimo de quem não quer jogar para ganhar. O bom líder é aquele que estimula seus funcionários a saírem da zona de conforto para que juntos alcancem as metas pretendidas ainda que isso implique em correr alguns riscos. O ‘pulo do gato’ é saber mensurar e ponderar esses riscos, transformando-os em diferenciais para o sucesso.

9)  Promover conflitos ou não saber administrá-los - Provocar a discórdia na equipe significa que haverá falta de sincronismo em torno de um objetivo comum. Nesse caso, cabe ao líder o papel de solucionar os conflitos, proporcionando um ambiente de trabalho tranquilo e harmonioso e desenvolver profissionais vencedores. 

10)  Ser omisso no desenvolvimento do colaborador - Não priorizar as necessidades do liderado como ser humano, não observando suas competências. É preciso entender que estimular a capacitação dos profissionais é essencial para atingir os resultados. Quando um líder tem essa percepção, abre o caminho para lapidar novos talentos.

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