Fazemos acontecer

Domingo no parque

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 11ª Edição | Janeiro | 2014
Foto: Alessandro Maschio/MBM Ideias

Veja onde levar as crianças para se divertir nessas férias de Verão

Eu me lembro, e muito bem, do parque infantil que existia bem na frente da minha escola. Sentia-me como o cão que vê os frangos assando naqueles fornos de rotisserie colocados, estrategicamente, bem na calçada. Eu olhava aquele parque enorme todos os dias – do tamanho de quase um quarteirão – e ia embora para casa. Era triste, mas quando chegava o fim de semana, e eu podia ir ao parque, o dia se tornava uma glória.

Hoje, eu tenho dois filhos. O mais velho, Raul, de cinco anos, vibra quando passa na rua e vê um parque. Unindo o desejo de criança – meu e do meu filho – e a disponibilidade destas áreas de lazer em Piracicaba, a reportagem da revista Tutti Condomínios sugere dez grandes parques para a garotada se divertir nesses dias quentes de Verão (veja nesta matéria).

Com o sol a pino, protetor se faz mais que necessário e a dica é fazer o passeio pela manhã ou no final da tarde. A convite da reportagem, a trupe formada por Gabrielle (12 anos), Gabriel (sete anos), Raul e Sofia (5 anos), Nicolas e Rita (3 anos) e Enrico (um ano e meio) se divertiu numa tarde de sol num domingo de outubro.

Impressões

A advogada Natália Leite Do Canto, 34, costuma levar sua filha, Sofia, ao parque da Rua do Porto. “Acho importante, em primeiro lugar, escolher um local que tenha muita sombra, além de um horário em que o sol esteja mais suave. É importante, também, não se esquecer de levar água, suco, frutas e carboidratos pra criançada manter a energia e aproveitar bastante. E uma toalha grandona pra gente relaxar e curtir com eles”, recomenda Natália.

O professor e mestre em história Adriano Sgrignero, 41, pai de Nicolas e Enrico, comenta que, no parque, ele pode “perceber, durante as brincadeiras, o mundo imaginário que as crianças criam. Ou ainda, quando no balanço ou no gira, testam seus limites, pedindo pra balançar mais forte.”

Guloseimas nutritivas

Marcela Mello, nutricionista especialista em alimentos funcionais, indica levar, prioritariamente, frutas para o consumo durante o momento de lazer. A sugestão inclui maçã, pera, salada de frutas ou banana. Ela também recomenda um lanche feito com pão integral que passe longe dos embutidos, como presunto. Para recheio, a especialista propõe pasta de ervas finas orgânicas ou requeijão de soja ou muçarela de búfala.

“Para doces, prefira um bolo integral com frutas ou chocolate acima de 70%. Quanto às bebidas, é fundamental ter foco na hidratação. Sugiro muita água mineral ou de coco natural, que não seja industrializada. Quanto aos sucos de frutas naturais, dê preferência aos mais refrescantes e hidratantes, como são os de abacaxi, melão, melancia e laranja. Existem alguns sucos de caixinha individuais que são orgânicos e 100% naturais”, informa a nutricionista.

Centros de lazer

Além dos grandes parques instalados em Piracicaba, a assessoria de imprensa da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) lembra que implantou, ao longo das gestões do PSDB, 123 centros de lazer em diversos os bairros. “Os equipamentos instalados são padronizados e os espaços oferecem parque infantil, pista de caminhada, campos de futebol de areia e, em alguns, academia ao ar livre”, comenta o secretário municipal da Pasta, Rogério Vidal.

PERIGOS & CUIDADOS

Solo contaminado ou brinquedos quebrados são fatores que, muitas vezes, deixam os pais receosos de frequentar este tipo de local com a família. Um aspecto positivo e simples a se destacar em prol do bom uso do espaço está afixado nos portões do parque da Paulista. Em todos eles têm afixados avisos para manter o portão fechado (e, na maioria das vezes, funciona!) – a advertência auxilia na higiene, pois evita a entrada de animais, como os cachorros, e consequente contaminação da areia pelos dejetos.

A Sedema tem um caminhão com jato d’água de alta pressão para fazer a limpeza da sujeira dos pombos e demais higienizações nas áreas de lazer – se o parque, perto da sua casa ou que você e sua família frequentam, tem este tipo de problema, ligue ou acesse o 156 da prefeitura.

Outra sábia atitude é dar uma boa checada nas condições dos brinquedos, incluindo verificar se há rachaduras, farpas ou pregos aparentes nas madeiras, cordas rompidas e lascas nas partes metálicas. Esta é uma forma de garantir a segurança do passeio.

ROTEIRO

Parque Paraíso das Crianças
Av. Marechal Castelo Branco, 426, Vila Rezende – 3421-3425.
Parque infantil com labirinto, castelinho, espelho mágico, museu de animais taxidermizados (empalhados).
Academia ao ar livre em instalação.
Para famílias, escolas, crianças.
Funcionamento: de terça a domingo das 9h às 17h.

Parque da Rua do Porto João Herrmann Neto
Av. Alidor Pecorari, s/n, Rua do Porto – 3403-1270.
Parque urbano instalado em área verde de 141 mil metros quadrados. O local possui lago com aspersor de água, área disponibilizada para canoagem e passeio de pedalinho; pista de caminhada; academia ao ar livre, inclusive para cadeirantes; quiosques; parque infantil em ampla sombra e banheiros. Há uma trilha no parque com árvores catalogadas em cartilha e mapa explicativo – a visita pode ser autoguiada ou monitorada pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), mediante agendamento (telefone 3417-9494).
Para todas as idades.
Funcionamento: todos os dias das 6h às 22h.

Parque Estação da Paulista
Av. Doutor Paulo de Moraes, s/n°, bairro Paulista – 3422-3547.
O Centro Cultural Estação da Paulista abriga campo de vôlei, parque infantil, academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia, jardim japonês, centro cultural, equipamentos de exercício físico para a Terceira Idade e banheiros.
Para todas as idades.
Funcionamento: todos os dias das 6h às 22h.

Parque Piracicamirim Amantino Correia de Menezes
Rua Jorge Zohler, s/n°, bairro Piracicamirim (há uma segunda entrada pela avenida Alberto Vollet Sachs) – 3411-5869.
A área dispõe de parque infantil, pistas de caminhada e de skate, academia ao ar livre, campo de areia, quadras abertas poliesportivas (basquete, futebol e vôlei) e banheiros. Para todas as idades.
Funcionamento: Todos os dias das 6h às 22h.

Parque do Mirante Francisco Salgot Castillon
Av. Maurice Allain, s/n°, bairro Vila Rezende – 3421-1566 (telefone do aquário municipal).
Área aberta, com 19 mil metros quadrados, de grande concentração de árvores. Além dos mirantes para o rio Piracicaba em diferentes níveis de altura e do aquário municipal, possui uma trilha com árvores catalogadas em cartilha e mapa explicativo – a visita pode ser autoguiada ou monitorada pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), mediante agendamento (telefone 3417-9494). Há parque infantil e banheiros no local.
Para famílias, jovens, crianças. 

Parque Histórico Quilombo Corumbataí (Parque Natural de Santa Teresinha)
Rua Adelmo Cavagioni, s/n°, bairro Santa Teresinha – 3411-5869.
Com 38 mil metros quadrados de área aberta, o parque de Santa Teresinha possui playground, campo de areia, pista de caminhada e banheiros. No local existiu um quilombo e levantamentos históricos apontam que a casa que ainda existe lá seria a sede da antiga Leiteria Corumbataí.
Para todas as idades e famílias.

Parque Vila Sônia
Rua Nilo Peçanha, s/n°, bairro Jardim São Luis.
Área aberta de 10 mil metros quadrados, possui playground (escorregador, gangorra, gira-gira e balanço), campo de areia, quiosque e bancos, mesa de pingue-pongue, bebedouro, lixeiras, campo de areia cercado por alambrado, cancha de malha e pista de caminhada. Não possui banheiro.

Parque Cecap-Eldorado
Av. Eurico Gaspar Dutra, s/n°, Residencial Eldorado.
Área aberta, de 38 mil metros quadrados, possui playground, campos de areia e grama, vestiários, academia ao ar livre e banheiros. Também há bancos e mesas de jogos e quatro pergolados de madeira, que proporcionam sombra.
Para todas as idades

Parque Jaraguá
Av. Abel Francisco Pereira, s/n°, bairro Jaraguá.
Área aberta, com 17 mil metros quadrados, possui playground, campo de areia, vôlei, pista de caminhada de 600 metros, rampas de acesso a deficientes físicos, bancos e quiosques, bebedouros com torneiras antivandalismo, bicicletário, muro de escalada e arvorismo, aparelhos de alongamento e mesas de jogos em concreto pré-moldado.
Para todas as idades.

Parque Jequitibás
No bairro Reserva Jequitibá (rodovia Deputado Laércio Corte, na saída para Limeira, a 2 km do Shopping Piracicaba).
Em área aberta, o parque Jequitibás tem 81 mil metros quadrados e projeto paisagístico. No local há pista de caminhada e de corrida (1.800 metros), área de ginástica (alongflex, remador, legpress, jogo de barras e bicicleta horizontal), parque infantil (casa do Tarzan, corda bamba e balanços), área de descanso e espaço para ações de educação ambiental.
Famílias e todas as idades. (por Cristiane Bonin)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br