Fazemos acontecer

Pequeno dicionário do lar

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 11ª Edição | Janeiro | 2014
Foto: Divulgação

Alvejar – Salvando os tecidos de cor branca e tirando manchas.

Manchas de líquidos como suco e café

1º passo: no tecido ainda seco, aplicar um tira-manchas na parte atingida e esfregar. Enxague bem.
2º passo: com um sabão em pedra neutro, volte a esfregar a peça com as mãos ou com uma escova.
3º passo: em uma bacia de alumínio, coloque a peça manchada de molho em uma solução com alta concentração de sabão em pó de boa qualidade. Deixe a bacia ao sol entre uma e duas horas.

 

Manchas de gordura

1º passo: no tecido ainda seco, coloque detergente líquido (de pia) e deixe de molho por dez minutos. Esfregue e enxágue, prosseguindo com a lavagem da peça normalmente.

 

Roupas brancas

Dica 1: Nunca lave as peças brancas com outras coloridas. Outras cores interferem e encardem o branco. Então, comece o serviço separando as brancas das demais.
Dica 2: Se as peças estiverem muito sujas, deixe tudo de molho.
Dica 3: Exceto os tecidos em lã, coloque tudo para secar ao sol. Este procedimento deixará suas peças ainda mais brancas.

 

Panos de prato e de chão

Dica 1: Opte pelos panos brancos para que possam ir ao molho com alvejantes.
Dica 2: Troque, sempre que possível, os panos de pratos. O ideal é trocá-los todos os dias. Fazendo isso, você evita o encardimento.
Dica 3: Para lavar, molhe o pano na água e esfregue-o com sabão em pedra neutro. Enxágue. Num balde, ou na própria máquina de lavar, deixe os panos de molho, em sabão e meio copo de água sanitária, de um dia para o outro. Lave-os normalmente e aproveite o sol pra intensificar o branco.
Dica 4: Para que seus panos de prato não encardam nunca, ferva-os com sabão em pó e três colhes (sopa) de água sanitária (esta solução é suficiente para meia dúzia de guarnapos).

 

Dicas gerais

Para esfregar: use as duas mãos, esfregando o tecido no meio delas. Opte por uma escova para fazer menos força e ter mais resultado. Diferente dos tanques antigos em pedra, o em inox não contribui no quesito fricção.
Tecidos: os sintéticos são os que seguram menos sujeira e limpam mais fácil. Os tecidos de algodão, ao mesmo tempo que precisam de mais delicadeza, necessitam de mais empenho na limpeza.

 

O que usar?

Sabão em pó OMO
Sabão em pedra neutro Ipê
Tira manchas Resolv
(Produtos que podem ser encontrados no supermercado e que auxiliam no alvejar)

 

As dicas são de Cecília de Castro Nascimento, 74, e Dirce Firmino da Silva, 41. Dona Cecília é ex-professora e conhece, como ninguém, sobre administração do lar. Dirce, pupila de dona Cecília, é daquelas pessoas raras que, além de ser exímia gerente do lar, é parte da família dos Castro Nascimento.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br