Fazemos acontecer

Novidade - Condomínio de contêiner

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 13ª Edição | Abril | 2014
Foto: Alessandro Maschio

Bauma espera lançar empreendimento, em Piracicaba, ainda este ano

 
Por Cristiane Bonin
 
 
Piracicaba ganhará o primeiro condomínio residencial do Brasil feito de contêineres marítimos. O projeto é da Bauma Rental, e seu diretor Antonio Carlos Leão relata que a implantação do empreendimento aguarda apenas a decisão sobre a área de ocupação. A expectativa do executivo, com 20 anos de experiência no setor da construção civil, é lançar o condomínio ainda em 2014.
 
O condomínio horizontal terá 100 unidades, todas com um dormitório. O perfil do empreendimento tem por objetivo atender demandas por moradia de estudantes e profissionais liberais, informa o diretor da Bauma. “Em 2010, Los Angeles, nos Estados Unidos, ganhou um luxuoso empreendimento feito com contêineres”, conta Leão sobre o uso das estruturas de aço na construção civil.
 
Amsterdã, na Holanda, possui o maior condomínio de contêineres do mundo: Keetwonen é o nome do projeto de moradia estudantil que transformou 1.000 unidades em habitações. Por toda Europa e nos Estados Unidos também já é comum encontrar bares, lojas, restaurantes e até hotéis feitos com as caixas de transporte. Piracicaba também receberá um complexo de lojas feito de contêineres.
 
No terreno onde está a matriz da Bauma, na avenida Dois Córregos, 1.861, dez lojas comerciais serão colocadas no mercado ainda este ano, todas feitas com 15 contêineres de 12 metros de comprimento por 2,40 metros de largura – cada loja terá 28,8 metros quadrados. “Serão lojas diferenciadas que, pelo simples fato da sua estrutura, chamam a atenção de quem passa na rua”, destaca Leão.
 
Os contêineres ainda atendem outros serviços, como aluguel e venda de unidades para guarda-volumes para empresas ou residencial. “E entregamos o contêiner no local desejado, sem cobrança de frete para as estruturas com três metros de comprimento. Se o cliente não tiver lugar para recebê-lo, o contêiner fica conosco e a única chave do cadeado fica com o usuário”, informa o diretor da Bauma.
Sustentabilidade
 
A invenção dos contêineres, na década de 30, solucionou a logística para transporte e foi um marco nas exportações, tudo graças ao seu criador, o norte-americano Malcom McLean.
Mas, McLean talvez nem pudesse imaginar que a sua invenção atenderia à construção civil. Antonio Leão conta que os contêineres marítimos têm vida útil de oito anos. “Depois, a caixa vira sucata”, informa Leão. O reúso soluciona o problema do descarte e poupa o planeta do entulho gerado em uma obra tradicional com alvenaria – maior segmento gerador de entulho no mundo.
 
O custo e rapidez também são dois atributos que se destacam quando os contêineres são combinados com a construção civil. Segundo o diretor da Bauma, o empreendimento fica cerca de 30% mais barato.
 
“Com a base de concreto e demais infraestruturas, como água, luz e esgoto, executadas, a instalação do contêiner é feita em um dia. A unidade já vem pronta, com janelas, portas e tudo mais que o cliente quiser. Com sorte, em uma obra tradicional, a entrega acontece em, no mínimo, seis meses. Usando o contêiner, após o pedido e definição do projeto, tudo fica pronto em 40 dias", relata Leão.
 
O conforto térmico dos projetos da Bauma é feito ‘recheando’ as paredes de isopor e revestindo-as com chapas de MDF, material que confere beleza interna e é de fácil limpeza e manutenção. Os mesmos materiais também proporcionam acústica ideal.
 
“Temos demanda de todo o Brasil. Atendemos a um projeto da Petrobras e, para efetuar o negócio, era preciso passar por um teste acústico. A empresa veio com aparelho próprio, fez a medição em decibéis e o resultado foi totalmente satisfatório”, conta o diretor da Bauma.
 
Para mais informações acesse baumarental.com.br.
 
Foto: Leão, diretor da Bauma.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br