Fazemos acontecer

Beleza - Unhas pra que te quero

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 13ª Edição | Abril | 2014
Foto: Shutterstock

 Elas se transformaram num item fashion para mulheres de todas as idades


Por Ronaldo Victoria
 
As unhas são hoje item fashion de primeira grandeza para boa parte das mulheres. O tempo em que ‘fazer as unhas’ era uma questão apenas de cuidado, e as cores dos esmaltes variavam do rosinha mais pálido ao vermelho pouco intenso, ficou para trás. Hoje, as mulheres têm cada vez mais opções para produzir o visual e o aumento do número de esmalterias em todo o Brasil está aí para comprovar. Mas é preciso tomar cuidado para não cometer exageros. Por isso, a reportagem da Revista Tutti Condomínios foi a uma esmalteria de Piracicaba, conversou com uma gestora de estilo e consultou sites sobre unhas e esmaltes (existem muitos!) para que você mostre as garras com classe. E sem ficar com a imagem arranhada.
 
1 – Filha única - É grande hit atual quando se trata de unha. Por que filha única? É isso mesmo que você está pensando. “É a unha decorativa, mas feita em apenas uma delas, geralmente a do dedo anular. No máximo, a mulher pode fazer também no dedo médio”, explica Natalia Waltrich, da Maison Saint Claire, inaugurada há nove meses em Piracicaba.
 
2 – Adesivos - Para decorar, existem pequenos adesivos que são colocados depois do esmalte. Os motivos que mais saem não são nada extravagantes. Ao contrário: as clientes preferem desenhos abstratos, de flores, zebrados ou então ligados ao signo. 
 
3 – Não exagere - Parece ter ficado claro, mas é bom escrever: colocar imagens em todas as unhas da mão não pega bem. “É exagerado, é over”, afirma Natália, com apoio das manicures Patrícia Fernanda Rodrigues Ferreira e Janaína Gomes da Silva.
 
4 – À moda Alcione - Há uma questão sobre a mudança de perfil no cuidado com as unhas. Patrícia lembra que foi a cantora Alcione quem, ainda nos anos 90, trouxe a novidade das enormes unhas de porcelana, com aplicações de strass. Mas a brasileira não se adaptou aos exageros.
 
5 – Unha de gel -  Este tipo de unha está em alta. “É um procedimento realizado no salão e que dura em média de três a quatro horas, porque o gel é colocado numa câmara com ultravioleta. Aí é colocado como um aplique e acompanha o crescimento natural da unha”, revela Natália.
 
6 – Unha postiça - Por isso, o que se chamava de ‘unha postiça’ está fora de moda, até por ser considerado anti-higiênico. Depois do gel, as unhas “aplicadas” são feitas de porcelana, cristal, fibra de vidro e acrigel.
 
7 – Cores e tons - Quanto aos tons, os rosinhas-bebê e os clarinhos ficaram em segundo plano. O azul-metálico é atualmente o tom mais em alta. E o vermelhão chamativo continua
top.
 
8 – Gosto pessoal - Por falar nisso, há restrição de idade em relação a certos tons e estilo decorativo? É uma pergunta que não quer calar. “Se uma senhora quer pintar as unhas de azulão, o máximo que faço é sugerir outras tonalidades. Elas já têm personalidade para saber o que querem”, diz Janaína.
 
9 – Precoces - A polêmica, contam as manicures, é para o limite inferior, ou seja, as meninas que já vão à esmalteria. “Elas não vêm sozinhas, mas sim acompanhadas pelas mães. Se a mãe autoriza, não barramos”, conta Patrícia.

10 – Pelúcia - Outra tendência em alta é a pelúcia. O nome já diz: a unha (sempre uma, como a ‘filha única’) passa por uma camada de pó de camurça, que a deixa com uma aparência de pelúcia.
 
11 – Caviar - Também faz sucesso a unha caviar. O resultado parece a famosa iguaria, com bolinhas grudadas. A diferença é que o caviar da gastronomia é preto e o das unhas quanto mais colorido, melhor.
 
12 – Francesinha e inglesinha - A unha ‘francesinha’, em que a ponta é pintada em cor mais clara, continua um clássico. Mas já apareceu a ‘inglesinha’, que é exatamente o contrário.
 
13 - Nomes – Uma prova de que o setor se popularizou é o nome dos novos tons, mostrados nas coleções recentes da Colorama (Oi Amiga!, Tititi, Conta Tudo, Segredinho) e a do final de ano da Risqué (Amoreco, Ai Meu Santo Antonio, Sal Grosso). Celebridades também assinam coleções, como a atriz Isis Valverde e a apresentadora Ana Hickmann.
 
14 – Novela - As atrizes de novela, aliás, são grande fonte de inspiração, como na recente Amor à Vida. As clientes ficaram de olho nas unhas de Paloma (Paola Oliveira) e até da periguete Valdirene (Tatá Werneck). Da novela Sangue Bom, deu o que falar o tom cinza do esmalte de Fernanda Vasconcelos e, em Jóia Rara, as mais imitadas são as unhas de Mariana Ximenes, com uma francesinha clássica.
 
Menos é mais
 
Gestora de estilo (aquela profissional que ajuda a pessoa a harmonizar seu jeito de ser com o de vestir), Marina Torrezan não vê problemas nessa febre das unhas. O que é coerente com o fato de ela não adotar proibição direta em seu trabalho. Porém, ela se revela um pouco incomodada com a prioridade para a estética e não para a função. Ela explica melhor. “Hoje as mulheres sempre pensam na roupa que irão usar e, então, escolhem a cor do esmalte que melhor coordenará com o look. Mas eu só vejo exagero no sentido de que a estética ficou antes da função, ou seja, tenha unha impecável antes de conferir praticidade”, afirma.
 
Marina reforça que o lema atual da moda é o seguinte: “é proibido proibir”. Por isso, não critica as senhoras que usam esmalte de cores mais chamativas. “Acredito muito no ‘estilo próprio’, fundamentado no autoconhecimento. Se o estilo dessa senhora for criativo, não há porque não usar. Agora, é claro que a senhora que quer transmitir discrição, serenidade e elegância, jamais pintaria as unhas de verde-esmeralda”, afirma.
 
Da mesma forma, Marina acredita que a chegada de meninas com dez anos ou menos às esmalterias não precisa ser barrada. “Proibido não é. Mas faz parte do papel dos pais educar a criança e falar sobre valores e prioridades de vida. Será que essa imagem de ‘menina que tem extremo cuidado com as unhas’ é saudável para uma criança? O fato de ela usar unhas compridas e pintadas vai comprometer sua imagem? Essas são algumas questões que devemos levantar para não deixar a criança perder a inocência e a pureza que fazem parte de sua essência”, destaca.
 
De acordo com a gestora de estilo, as mães devem estimular a menina a ver o salão de beleza como local de brincadeira. “Um ótimo argumento é dizer que ela terá, para o resto da vida, que cuidar e muito das unhas. Então, por que não deixar só na brincadeira neste momento?”
 
Mesmo não criticando nenhum modismo, Marina declara que, em relação às unhas, vale um ditado: menos é mais. “Eu me sinto limpa com as unhas curtas e pintadas com cores claras. Mas acho diferentes e válidas todas essas invenções. Só que tudo tem a ocasião certa. Jamais deve entrar no mundo profissional. Afinal, quem não quer transmitir imagem de infantilidade, jamais colocaria pelúcia nas unhas, não é mesmo?”, conclui.
 
Na internet
 
Quem se sente nua sem um bom brilho nas unhas tem companhia na internet. E não são poucas opções. Hoje existem vários sites dedicados ao assunto, e tutoriais no YouTube, que tanto ensinam o passo a passo para quem deseja fazer uma unha artesanal em casa quanto comentam os lançamentos em esmaltes.
 
O site Viciadas em Esmaltes (www.viciadasemesmaltes.com) já diz tudo: é um espaço para as mulheres que adoram conhecer novidades e não têm medo de experimentar. As autoras analisam esmaltes nacionais (de 28 marcas, como Risqué, Impala, Avon, Colorama e Jade) e importados (de 19 grifes, como a francesa Chanel, a americana Revlon, a suíça Mavala e a chinesa China Glaze). A seção Unha Amiga traz comentários sobre experiências com ‘filha única’ e outros modismos. Há também uma seção especial para as unhas decoradas.
 
Já o site Unha Bonita (www.unhabonita.com.br) é mais voltado para a saúde das unhas, com dicas de produtos e de cuidado também com as cutículas. O Bella’s Unhas e Companhia (www.bellasunhasecia.com.br) fala de embelezamento de mãos e pés como um todo e, em alguns casos, também aborda maquiagem. 
 
O blog Unhas de Alice (www.unhasdealice.blogspot.com.br) também é um guia para as mulheres que curtem descobrir as novidades no mercado. O Unhas e Tudo (www.unhasetudo.com.br), como o nome diz, fala não apenas de unhas (com novidades de esmaltes e técnicas), mas também sobre cabelos e maquiagem.
 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br