Fazemos acontecer

Acesso ilimitado - Edifício Tiradentes investe R$ 200 mil em acessibilidade

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 13ª Edição | Abril | 2014
Foto: Alessandro Maschio
Por Ronaldo Victoria
 
“Não se trata de fazer favor, mas de garantir um direito. E é um investimento que vale muito a pena, porque você está valorizando seu patrimônio.” Assim o síndico do Edifício Tiradentes, no Centro, o administrador de empresas Edélcio Lucafó (foto) , define a construção de uma entrada no condomínio que garante acesso livre para cadeirantes.
 
As obras já estão adiantadas e devem estar concluídas em, no máximo, 60 dias. A fachada do prédio foi totalmente mudada. A guarita da portaria foi recuada para a construção de uma rampa que vem direto da calçada. O calçamento daquele trecho da rua Tiradentes também está sendo totalmente alterado, permitindo que uma pessoa que se movimente em cadeira de rodas entre no prédio de forma independente, até tocar o interfone.
 
Outro detalhe da obra é que a grade será retirada. No lugar será colocado vidro ao longo do novo corredor de acesso. “O arquiteto responsável pela obra, Ricardo Chaim, optou por essa troca, lebando em consideração a segurança e a estética”, conta Lucafó.
 
Engenheiro da obra, Claudinei Casagrande conta que a intervenção, visando à entrada independente dos deficientes físicos, ainda não é muito comum em Piracicaba. “Tem muito prédio na cidade que acha suficiente fazer com que os cadeirantes tenham acesso junto com a entrada de veículos. E é claro que só isso não adianta”, conta.
 
De acordo com Casagrande, a nova entrada, além de facilitar o acesso de pessoas em cadeiras de roda, o que traz uma imagem simpática, melhora o visual do condomínio. Lucafó, o síndico, adianta que é um investimento também para o futuro, já que o prédio conta com a maioria de moradores da Terceira Idade. “Não custa pensar que essas pessoas podem precisar disso  por um tempo. Por isso, reforço que está sendo um dinheiro muito bem gasto”, afirma.
 
O investimento, segundo ele, foi grande, em torno de R$ 200 mil, para não fazer nada pela metade ou que fique defasado em pouco tempo. A discussão do projeto demorou quase um ano, pois a ideia precisava ser aprovada pela totalidade dos condôminos. A iniciativa da obra foi dividida entre Lucafó, que é síndico há três anos, e o professor Ely Eser Barreto Cesar, que ocupou o cargo anteriormente. Inaugurado há 26 anos, em 1988, o Edifício Tiradentes tem 44 apartamentos, quatro em cada um dos 11 andares, e tem atualmente 120 moradores.
 
Iniciativa elogiada
 
A iniciativa foi aplaudida pelo vereador André Bandeira (PSDB), que é deficiente físico e tem o tema como prioridade em sua atuação. Bandeira visitou as obras e gostou do que viu. “Eu tenho muita vontade de morar em apartamento em Piracicaba, por questão de segurança, mas ainda não encontrei nenhum que tivesse equacionado essa questão de forma produtiva na cidade. Por isso, estou morando em casa , em março, ainda fui assaltado ao chegar”, conta.
 
Por isso, o vereador manifestou otimismo com a atitude do Edifício Tiradentes e espera que isso inspire a ação de outros condomínios piracicabanos. “Não tem nada a ver com esmola ou com ser bonzinho. Um estudo recente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) mostrou que apenas a colocação de algo como essa obra ainda na planta já garante, de cara, 1% de valorização. É mesmo um investimento. Ainda temos dificuldade, mas sinto que tem aumentado a consciência”, declara.
 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br