Fazemos acontecer

Pet - Dia de Beleza

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 13ª Edição | Abril | 2014
Foto: Cleverson Mendes
Tratamentos de beleza e banhos com profissionais garantem a saúde e o  bem-estar dos animais de estimação
 
Por Cristiane Bonin
 
Aquela visita ao pet shop para um banho caprichado não é mais coisa de madame com seu pet enfeitado. A correta higienização do bichinho de estimação garante a saúde do animal e de todos que com ele convivem.
 
As vantagens começam com o local, que tem infraestrutura adequada e garante a completa secagem da pele e dos pelos. A veterinária Fernanda Sansigolo, da Vila San Pet, alerta que este é, sim o momento mais importante dos cuidados estéticos com os pets. “Os animais de pelos longos precisam de mais manipulação para que sequem. Os de pelos curtos mantêm mais água na pele e a secagem é difícil. Dar banho em casa não garante a qualidade do serviço”, alerta a veterinária.
 
Um aparato profissional é necessário para o processo atingir o ideal. Soprador, secador e uma máquina de secagem (semelhante a um móvel, com porta de vidro e com tamanho suficiente para comportar um animal de grande porte) são instrumentos encontrados em um pet shop bem preparado.
 
“Os felinos, por exemplo, não suportam o barulho. Portanto, para que eles fiquem realmente secos, é fundamental a máquina de secagem, onde permanecem por cerca de 40 minutos”, conta Fernanda, lembrando que o banho de um gato demora duas horas. “É preciso apresentar os produtos e não fazer movimentos bruscos. Os gatos são de difícil adaptação a novos ambientes e é necessário entender esta característica deles para não estressá-los.”
 
O segundo ponto fundamental para levar o companheiro de quatro patas para um centro veterinário de estética é a supervisão pela qual ele passa, quase como se fosse uma miniconsulta. A pele é minuciosamente avaliada por um profissional de saúde animal, o que garante o acompanhamento da sua saúde.
 
“As doenças de pele mais comuns são a seborreia e infestação de pulgas e carrapatos. Ambos podem abrir caminho para uma infecção secundária. E, no caso de recorrências, uma doença autoimune pode se instalar e se transformar em algo crônico. Os ouvidos de animais com orelhas pendulares também são locais ideais para o cultivo de bactérias e fungos. Tudo tem que ser visto muito criteriosamente e, em casa, isso não é possível”, informa a veterinária.
 
Para os que têm cães, o ideal é levá-los para o banho semanalmente ou a cada 15 dias. Os gatos também podem ter o mesmo tratamento dos cachorros quanto à periodicidade. “O gato é muito específico porque, nas duas primeiras lavagens, sai apenas o óleo. Para deixar o pelo bonito são necessários cinco banhos”, informa a veterinária, lembrando que a tosa não é indicada para os felinos.
 
RECURSOS
 
No centro de estética para animais da Vila San Pet, o proprietário pode ter acesso a um mundo de soluções que vão além de banho e atendimentos profissionais. Tratamentos contra estresse, obesidade e até os osteopáticos podem ser encontrados neste mercado:
 
- Banho, tosa e hidratação: geralmente vendidos em pacote, além da segurança de uma higiene completa sob supervisão de um veterinário, a hidratação ameniza os efeitos do suor na pele e praticamente elimina o emaranhado de fios.
 
- Cauterização: para casos em que os pelos estão quebradiços e maltratados. “É um tratamento de ‘choque’ para o resgate do pelo”, diz a veterinária Fernanda Sansigolo.
 
- Ofurô: o bichinho passa por um pré-banho, com creme e touca térmica e pode ser usado para três tipos de tratamentos terapêuticos: 1) Ansiedade: à base de florais ansiolíticos,
combate de estresse à agressividade; 2) Pele: no caso do pet ter problemas com a oleosidade ou pele seca, o tratamento equilibra o pH; 3) Osteopático: animais com problemas nas articulações e coluna são tratados com imersão em arnica e cânfora.
 
- Obesidade: não sobrecarrega a articulação, o atendimento é individual e o instrutor entra na água com o animal. Proporciona melhor resultado do que o passeio e o bichinho perde peso e circunferência abdominal.
 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br