Fazemos acontecer

Design de Interiores - Inspirado pelo Japão

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 14ª Edição | Junho | 2014
Foto: Marcelo Gimenes (marcelo@gimenes.eu)

 Espaço é como saúde, quanto mais melhor. Mas a definição de suficiente pode variar de casa para casa. Neste caso, a família de cinco -- habituada ao espaço limitado da área living da propriedade -- não mediu esforços quando a possibilidade de duplicar o espaço se apresentou na forma de uma reforma bem rigorosa.

 
O prédio datado de 1880 é uma antiga fazenda. Essa casa encantadora tem um jardim representativo, uma piscina de filtro natural de plantas e alguns anexos. Cercada por árvores de grande porte, a área exterior oferece total privacidade para seus habitantes, porém, a enorme distância entre interior e exterior criou a necessidade de aproximar a casa do jardim. Projetar uma nova cozinha e substituir o antigo conservatório foi necessário para oferecer mais espaço aos proprietários, sem perder de vista as proporções do prédio.
 
A adição do conservatório novo cria uma transição lógica e funcional entre a casa e o jardim, e requer uma abordagem minimalista e clara. O antigo conservatório – uma mistura de ‘faça você mesmo’ e quiosque de praia – não oferecia espaço suficiente e funcionava meramente como um corredor de acesso entre o living e a cozinha. O piso foi levantado para zerar a diferença de nível existente entre a casa e o conservatório, que agora parece flutuar sobre o jardim. As janelas são do chão ao teto. 
 
Nesse tipo de reforma são os detalhes que garantem um final feliz. A moldura para o vidro, por exemplo é tão estreita quanto possível. As janelas parecem paredes de vidro presas entre o chão e o teto. Inspirada em uma técnica de construção milenar japonesa, toda a armação foi executada em madeira oxidada, oferendo uma mistura de modernismo oriental e minimalismo europeu. As mesmas linhas são refletidas na cozinha, feita sob medida, situada na parte antiga da casa.  A decoração é moderna, eclética e sobretudo prática. Objetos como o banquinho de cobre da Discipline e as luminárias de vidro de Tom Dixon acrescentam um toque vintage no ambiente. As poltronas em linho de seda turquesa Noe são da italiana Verzelonni e oferecem a vista perfeita do jardim e da piscina.
 
Com a reforma, a propriedade oferece agora todo espaço necessário para a família e o uso do jardim e da piscina passou a fazer parte da rotina diária dos moradores. 
 
Marcelo Gimenes é piracicabano, artista plástico pela Academia de Artes Willem de Kooning, em Roterdã, colecionador e consultor de decoração assina os projetos da Depot Rotterdam (www.depotrotterdam.nl), diretor criativo da Snijder & CO (www.snijder-co.nl), co-fundador da Barce Foundation (www.barcefoundation.org) e reside há 26 anos na Europa.
 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br