Fazemos acontecer

Nathália e o aprendizado da leitura

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 14ª Edição | Junho | 2014
Foto: Divulgação

Artigo

A menina Nathália era loira, de cabelos compridos e rajados, olhos verdes, de estatura elevada para a idade de quatro aninhos. Era dona de um sorriso aberto e uma curiosidade sem tamanho.  Seu cabelo anelado brilhava com a luz do ambiente. Nathália era muito ligada à sua vovó Malu, que sempre a levava passear por todos os lugares da bela Goiânia, local onde residiam, e contavam quase sempre com a companhia de uma grande amiga da avó, a Neusa, sua filha e neta Amanda. Nathália era uma menina falante e gostava muito de aprender coisas novas e, assim que as aprendia, sentia grande necessidade de mostrar aos outros sua esperteza.

Um belo dia de sol, lá foram elas até um supermercado da cidade para fazer pequenas compras para o lanche da tarde. Era um supermercado completo que comercializava de tudo: alimentação, vestuário, brinquedos. Dentro dele, Nathália observava tudo ao seu redor, tentando captar qualquer novidade que pudesse somar a todas as que já havia aprendido. Depois de feitas as compras, sua vovó Malu comprou uns sorvetes para ela e sua amiguinha Amanda e resolveram sair do local tranquilamente. 

Aconteceu que, ao chegar bem à frente do hipermercado, havia um letreiro bem grande que exibia, com letras garrafais, o nome do estabelecimento: MOREIRA. Quando a menina se deparou com o nome escrito, resolveu exibir toda a sua enorme sabedoria, parou com a mão as pessoas que estavam com ela e, apontando o dedinho para a placa falou, cheia de  si:
 
- Ó, ó...  CA-RRE-FOUR! (Separação silábica feita pela pronúncia pausada da menina)
 
Nesse momento, sua vovó e as amigas caíram na gargalhada, ao perceber que a criança estava só querendo mostrar que já sabia ler! E como, pelas propagandas, ela sabia que Carrefour era o nome de um supermercado, fazendo a associação, ela se achou muito inteligente ao ‘ler’ os dizeres do letreiro em questão.
 
 
Maria Luíza Fernandes (malufernads@gmail.com) é piracicabana, advogada e professora.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br