Fazemos acontecer

Mais um motivo de festa

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 14ª Edição | Junho | 2014
Foto: Alessandro Maschio

Condomínios aproveitam a Copa do Mundo para confraternização

Por Ronaldo Victoria

Se a Copa do Mundo no Brasil, marcada para começar dia 12 de junho, em São Paulo, gera tanta polêmica, para a síndica do Torres Delta Club, condomínio vertical na Cidade Alta, a professora Adriana Gallette, a questão é mais simples.

“Ser contra ou a favor da Copa é uma opinião pessoal. Como síndica, vejo que é uma excelente oportunidade de confraternização entre os moradores”, afirma.
Por isso, Adriana propôs a instalação de telão em um dos dois salões de festa do prédio nos dias de jogos do Brasil, para estimular a interação.
 
Festa em condomínio é importante? Mais do que se imagina, ela diz. “O Rodrigo Brancalion, da Administradora Brancalion, me chama de festeira, denominação que eu aceito sem
nenhum problema, pois sei que é no bom sentido. Sou mesmo. Eu enxergo que festas são bem mais que eventos sociais. Não acho bom para o condomínio que os moradores vivam fechados em seus apartamentos”, explica.
 
Para Adriana, festa sempre é bom. Ela afirma que, de forma geral, quem não confraterniza vê apenas seu próprio mundo, e tende a se tornar mais intolerante. “Às vezes, eu tenho de falar para alguns moradores que se eles escolheram morar em um condomínio, estão em uma mini-sociedade, numa pequena cidade, e é preciso que exerçam o viver coletivo”.
 
Os eventos, na visão da síndica, são a chance ideal. “Hoje as pessoas vivem de forma isolada, não confraternizam, nem sabem quem mora no apartamento ao lado. Aos poucos a gente quebra ou diminui isso, e as vantagens acontecem para todos”, acredita Adriana.
 
Para isso, o Delta, que foi inaugurado há pouco mais de dois anos, tem dois salões de festa, em que cabem 100 pessoas. Têm mesas e cadeiras de ferro, cozinha equipada e freezer.
Existe também uma churrasqueira. O condômino que aluga paga uma taxa de 15% do salário mínimo para um dos salões ou 7% para a churrasqueira.
 
“Os espaços são usados quase todos os fins de semana. Tivemos festa durante o Carnaval e, certamente, vai ter na Copa”, destaca o zelador, Sérgio Gorga.
 
AGENDA
O condomínio horizontal Alphaville também está na categoria dos ‘festeiros’, como assume o presidente da associação dos moradores, o advogado Mauro Merci. “Nós temos a Festa da Família, que é grande e acontece em outubro; a Super Sexta, que acontece uma vez por mês; e Super Country, que é realizada no mês de julho.
 
A Super Sexta do condomínio tem a cada edição um tema diferente, voltado para o cardápio, que já incluiu pizza & sushi. Merci também enxerga a importância dessas confraternizações.
“É muito bom para que sejam criados laços de amizade, ou pelo menos que não se fique apenas na estranheza ou nos meros ‘bom dia’ e ‘boa noite’”. O advogado conta que a Copa do Mundo não passará em branco, e que o salão de festas será decorado em dias de jogos (contra Croácia, México e Camarões) como se deve, ou seja, em tons de verde e amarelo.
A relevância da agenda social é vista com tanta importância pelo condomínio que a empresa contratada para cuidar das atividades esportivas dos moradores, a Quality Ville, também
toma conta das festas. “A ideia, durante a Copa, é decorar todo o salão e também incentivar o pessoal a que vista a camisa verde e amarela”, conta Lucas Bellote.
 
No Alphaville há dois anos, Bellote é quem coordena toda a programação esportiva voltada para os condôminos. Com uma academia equipada e um personal trainer à disposição,
ninguém precisa gastar com academia ou clube. Já existe uma programação diversificada e estruturada, que inclui jogos de futebol às quartas-feiras, tênis aos sábados de manhã (o Alphaville tem duas quadras, sendo uma de saibro), e treinos de futebol às terças e quintas. Sem contar com as aulas de natação, e existem uma piscina adulta e outra infantil.
 
 
 
 
“Além disso, fazemos eventos como torneios de buraco e truco.
E a programação de festas da Copa só vem a acrescentar”,
diz o educador físico.
 

 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br