Fazemos acontecer

Assim é meu jardim

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | ª Edição | Agosto | 2014
Foto: Alessandro Maschio

À espera da Primavera, que dá o ar da sua graça exatamente às 23h29 do dia 22 de setembro, o paisagista Gilberto Sanches e a professora e escritora Silvana Hion mostram a beleza e a exuberância dos jardins de suas casas. Eles garantem: este espaço faz toda a diferença na qualidade de vida.

 
O paisagista Gilberto Sanches diz que ´´um jardim valoriza uma casa´´. E acrescenta: ´´Se você conseguir ter uma área verde em casa, cria um ambiente mais harmônico, aumenta a qualidade de vida. Você fica mais próximo da natureza, chama os passarinhos para o seu convívio e isso desestressa.´´ Está certo que Sanches tem uma grande vantagem, pois mora nas Glebas Califórnia, perto do Jupiá, num terreno situado no alto da pedreira do Bongue e de onde se descortina a melhor vista para o rio Piracicaba.
 
´´Meu jardim se integra com a mata, que eu recompus em muitos trechos. Tenho vários tipos de árvores, inclusive frutíferas, como jabuticabeira´´, conta. Para ele, moradores de condomínios horizontais não têm desculpa para não cultivar um jardim. Pensando bem, nem os de condomínios verticais. “Mora num apartamento pequeno e tem pouco espaço? Traz um vaso pra dentro de casa. Também é possível ter um espaçozinho com temperos e ervas. E existem plantas como orquídeas que ficam em espaço pequeno e não precisam de sol. É só querer.´´
 
Filosofia no jardim
Silvana Hion coordena o Instituto Poíesis, na Nova Piracicaba, onde dá aulas de filosofia no jardim. Por isso, o espaço é primordial. ´´Eu procurei fazê-lo bem amplo, com mistura de plantas. É bom também para ajudar no controle de pragas, pois quanto mais mistura você tiver, menor a possibilidade de problemas´´, conta Silvana. Ela tem no jardim desde árvores frutíferas como bananeira, jabuticabeira e pé de carambola, até plantas mais exóticas como a ravenala, o jasmim-manga e a ísis.
 
É neste cenário aconchegante que acontecem as aulas, dedicadas a todas as faixas etárias, a partir dos três anos. ´´O jardim é um espaço em que você pode abordar todo tipo de questão existencial. Para as crianças, pode-se falar do ciclo da vida, e até abordar um assunto difícil como a morte. Para os adultos é bom lembrar o retorno, pois pela Bíblia fomos retirados do Jardim do Éden´´, explica.
 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br