Fazemos acontecer

Reforma já!

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 16ª Edição | Setembro | 2014
Foto: Alessandro Maschio

Por Cristiane Bonin

Reforma é assunto sério e requer dedicação para conseguir um resultado satisfatório.

A revista Tutti apresenta nesta matéria iniciativas de três edifícios verticais de Piracicaba que encararam o problema e buscaram soluções para melhorar a infraestrutura e o cotidiano dos que vivem ou passam por esses espaços.

Edifício Flávia – A queda das pastilhas
O prédio sofreu o desgaste natural do tempo e as pastilhas, que decoram toda a sua fachada, vêm se descolando, relata o síndico Sérgio Spenassatto. Até chegar à decisão por uma reforma geral, os consertos aconteceram de forma pontual. ´´As pastilhas já vinham caindo e, no intuito de economizar, o revestimento era reparado apenas no ponto que apresentava problemas´´, conta.
 
Cansado de consertos paliativos, Spenassatto teve a iniciativa de chamar uma empresa especializada para realizar um laudo sobre a real situação do revestimento da fachada. ´´O pedido
de um estudo técnico foi o primeiro passo para conhecer o que estava acontecendo com o prédio, se é somente o descolamento ou algo mais sério, como uma infiltração´´, informa o síndico.
 
O laudo completo chegou às mãos dele em meados de agosto. O documento será analisado e, posteriormente, apresentado a todos os condôminos em assembleia. ´´Mesmo se não
tivermos um aval para a obra, que depende de todos os moradores, já conheceremos a explicação para a queda das pastilhas. É muito importante fazer esta reforma porque a recuperação da fachada não tem sua relevância apenas no fator estético, mas na segurança dos que transitam pelo local e podem ser atingidos a qualquer momento´´, ressalta o síndico.
 
Edifício Saint Thomas – Vida nova
As plantas do Saint Thomaz não tinham uma vida muito boa. Espalhados em vários pontos do condomínio, os jardins sofriam com a inconstância da rega, feita de forma manual. Mas tudo mudou neste ano. Um projeto paisagístico com irrigação automática já apresenta resultados que não se limitam somente à beleza das flores e folhas.
 
O síndico do Saint Thomas, Thiago Corazza, conta que a manutenção das áreas verdes também trouxe a economia de água. ´´A rega manual, mesmo feita sem periodicidade, gasta mais água e tínhamos jardins problemáticos, inacessíveis para serem molhados sem ajuda mecânica. O resultado eram áreas muito feias e, com a irrigação automática, o jardim implantado em junho já deixa tudo mais bonito por aqui´´, conta Corraza sobre a intervenção feita no condomínio pela arquiteta e paisagista Maria Paula Orlando.
 
A área comum do Saint Thomas também recebeu importantes melhorias. Além da pintura no térreo, a instalação de um gerador de energia garante o fornecimento elétrico para os elevadores, iluminação da área comum, como hall social e escadas. “A aquisição de um gerador próprio garante a segurança de todos porque também alimenta a cerca elétrica, câmeras de
vigilância e o atendimento na portaria´´, relata o síndico.
 
Edifício Saint Germain – Pente-fino
O prédio é muito bem conservado e a pintura de toda a área comum, externa e interna, é feita regularmente a cada cinco anos, incluindo a fachada e faixas das vagas de estacionamento.
O que aparentemente ia muito bem recebeu a atenção de uma equipe de moradores, que se engajou no acompanhamento e avaliação da reforma. 
´´Uma comissão de condôminos foi criada e o mais bacana foi o bom nível de envolvimento´´, conta a síndica Maria Ângela Andriotti. Após o término da obra, o grupo de moradores conferiu cada parte da reforma. ´´Subimos as escadarias até o décimo-sétimo (e último) andar para conferir o que foi feito´´, diz a síndica.
 
Maria Ângela conta que a investigação do pós-obra rendeu algumas melhorias. ´´A avaliação da comissão de moradores foi fundamental para que pudéssemos observar cada detalhe. E alguns erros foram encontrados, relatados à empresa contratada e a reforma foi refeita para atingirmos o máximo de satisfação´´, conclui a síndica do Saint Germain.
 
 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br