Fazemos acontecer

Trilhas da ESALQ

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 16ª Edição | Setembro | 2014
Foto: Alessandro maschio

Por Ronaldo Victoria 

Interessados em conhecer espécies vegetais podem contar com visitas monitoradas no campus
 
Você sabia que o projeto Trilhas da Esalq permite que você conheça os vários tipos de árvores que existem na escola? E que esse passeio conta com orientações contidas em sete folhetos diferentes, cada um chamando a atenção para um tipo de árvore?
 
Já que muita gente utiliza aquele espaço belíssimo para fazer sua caminhada, que tal fazê-la com um outro olhar, conhecendo e prestando atenção nas espécies que existem por ali e não as vendo apenas como parte do cenário?
 
São sete livretos (Palmeiras 1 e 2, Madeira de Lei, Árvores Frutíferas, Árvores Medicinais, Gimnospermas e Árvores Úteis) que contêm, além de belas fotos ilustrativas, detalhes sobre cada espécie, descrição botânica, características ecológicas, ocorrência e usos. Além disso, as contracapas têm um glossário para consulta de termos botânicos e um mapa, que apresenta a distribuição das espécies selecionadas para a trilha, apresentando também um trajeto como referência para a realização do percurso escolhido.
 
O projeto teve como base estudos realizados pelo Departamento de Botânica, com a intenção de facilitar o reconhecimento e estudo das árvores. O caráter de conservação e educação ambiental foi o que possibilitou o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Fundo Nacional do Meio Ambiente e da Amazônia Legal para a produção da coleção de livretos.
 
A participação pode ser feita de forma individual ou então para grupos, por meio de visitas monitoradas. As visitas monitoradas acontecem tendo como público-alvo alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas de Piracicaba. As trilhas surgiram como apoio pedagógico no reconhecimento da flora existente no parque. Agendamento de visitas deve ser feito pelos telefones 3429-4305 e 3429-4420. A Prefeitura do campus salienta que, em épocas secas, as atividades acontecem no asfalto, por conta da possibilidade de ocorrência de carrapatos.
 
As Trilhas
Palmeiras 1 e 2 – As trilhas destacam toda a riqueza botânica dessas espécies. Além do grande valor ornamental, fornecem muitos produtos como frutos (cocos e tâmaras), palmito, açúcar, sagu, óleo, cera, fibras ou materiais rústicos para construções.
 
Madeiras de lei – São consideradas madeiras de lei aquelas que apresentam boas características de durabilidade e resistência. São aquelas usadas na construção civil, confecção de móveis e peças decorativas. Algumas são difíceis de encontrar.
 
Árvores frutíferas – O passeio se destaca pela variedade. Cada espécie foi identificada e descrita segundo suas características botânicas, observações ecológicas, ocorrências, épocas de floração e frutificação, além de seus principais usos.
 
Árvores medicinais – São empregadas como fitoterápicos. Entretanto, o livreto destaca que nem todas as espécies tiveram sua ação terapêutica comprovada. A Esalq ressalta que o emprego de qualquer planta em tratamento deve ser orientado e acompanhado por profissionais da área.
 
Gimnospermas – São árvores que não formam frutos. As sementes ficam descobertas, sem a proteção de um fruto. Dessa classe, as coníferas são o maior grupo vivo, aparecendo principalmente nas regiões montanhosas e de clima temperado.
 
Árvores úteis – Nesta categoria estão árvores usadas para a produção de madeiras de usos variados, com espécies cuja madeira é empregada em construções rústicas, na confecção de embalagens, na produção de carvão e também para a indústria de papel.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br