Fazemos acontecer

Tutti do bem - De casa nova

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 16ª Edição | Outubro | 2014
Foto: Alessandro Maschio

Por Ronaldo Victoria

São mais de 60 anos de dedicação em Piracicaba. 

Desde 4 de outubro de 1952, quando foi fundado pelos Frades Capuchinhos, o Lar Franciscano tem uma marca de atuação social na cidade. Hoje ele está de casa nova, na rua Amapá, no Higienópolis. E o atendimento também mudou.
 
Hoje uma ONG (Organização Não-governamental), o Lar (a expressão ‘de Menores’ foi retirada, para adequação ao Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA), tem melhores condições para atender ao seu público, como conta a diretora Cláudia Meneghetti Hoffmann. ´´Tínhamos um projeto, aprovado pela prefeitura, para construção de uma casa, um prédio administrativo e uma quadra poliesportiva coberta. A prioridade foi a casa e aí encontramos vários colaboradores. Associados à disposição e determinação do (empresário) Mateus Antonelli, que encampou nossa causa e se tornou benfeitor do Lar, estamos na fase final da construção da casa, que deve ser inaugurada até o final deste ano.´´
 
Cláudia explica que a mudança de atendimento do Lar acompanhou a nova visão social que envolve a criança e o adolescente. Em seus primeiros anos, o Lar se guiava por um viés assistencialista, o que era a norma da época. Hoje desenvolve um trabalho que visa a atender às novas determinações do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), seguindo o que rege a Constituição de 1988 e o ECA. ´´Implantamos ações educativas com noções de cidadania. As crianças e os adolescentes estão abrigados por medida protetiva, provisória e excepcional, com direito de retorno à família, desde que as condições adequadas de convivência se restabeleçam´´, explica Cláudia.
 
Atualmente são atendidas 15 crianças e adolescentes, na faixa etária de zero a 18 anos, em acolhimento institucional. Cláudia estima que o gasto médio com cada um é de R$ 3.000 mensais, já que se trata de um atendimento diferenciado. Depois da mudança estrutural proposta pelo Conanda, os monitores se transformaram em cuidadores. Agora o perfil dos funcionários é de educadores. ´´O desafio dessa transição é muito grande, por causa da mudança desse paradigma. O investimento na qualidade do perfil dos profissionais que atuam no serviço hoje é um dos maiores objetivos´´, afirma a diretora.
 
A entidade conta com recursos municipais, estaduais, federais e próprios. Organiza eventos, tem doadores, montou serviço de telemarketing e conta com um bazar.
 
Para doar
Doações (dedutíveis do Importo de Renda) podem serfeitas na própria entidade (rua Amapá, 210, Higienópolis), por boleto ou depósito bancário: Banco Santander, agência 0285, conta-13000830-4. Trabalho voluntário é bem-vindo, mas antes é necessário que o candidato passe pela entrevista psicossocial para se ajustar às necessidades da entidade.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br