Fazemos acontecer

Sala do Síndico

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 17ª Edição | Dezembro | 2014
Foto: Alessandro Maschio

Juliano Cerchiaro, do Condomínio Edifício Caribe 

Há quanto tempo você mora no condomínio?
Dois anos e meio.
 
É síndico desde quando?
É meu segundo ano.
 
Já foi síndico em outras oportunidades?
Nunca fui antes.
 
Qual é, na sua opinião, o lado bacana de ser síndico?
O lado bom de ser síndico é ter autonomia para fazer melhorias que irão beneficiar muitas pessoas e valorizar o imóvel. Na verdade, o síndico acaba sendo um porta-voz, filtra os problemas, contacta as pessoas certas e descobre as soluções. E, muitas vezes, traz benefícios e novidades que justificam a comodidade de morar em um prédio.
 
Qual é o seu principal projeto nesta gestão?
Além da manutenção necessária, estamos renovando algumas áreas que há muito tempo precisavam de uma cara nova, essa nova leva vai ter pintura e piso restaurado. Isso não é promessa eleitoral, é planejamento.
 
O que considera seu principal desafio?
Começa pelo orçamento. Por menor que seja um condomínio, as despesas brotam e várias vêm de surpresa. Mas os maiores desafios são lidar com pessoas, pontos de vista divergentes e fornecedores. Se você quer ser síndico, se prepare para lidar com as pessoas, o tempo todo. Paciência no currículo do sindico é igual ao inglês quando você vai procurar emprego em multinacionais. O importante é fazer um cronograma e uma lista de prioridades.
 
O que merece destaque em seu condomínio?
Conseguimos muitas melhorias no condomínio com baixo custo, realocando coisas para outros lugares, eliminando o que não tinha serventia e organizando os espaços. Quando temos um ambiente mais organizado, isso auxilia na tomada de decisões. As atitudes acontecem com mais velocidade, pois as ferramentas de trabalho ou os contatos necessários são facilmente encontrados.
 
Deixe um recado aos condôminos.
Atualmente temos uma administração interna muito participativa, o que acelera e ajuda o andamento do trabalho dentro do condomínio. Nossas assembléias são muito produtivas, dão um bom norteamento e ajudam no direcionamento das decisões. Podem contar sempre comigo para o que for necessário.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br