Fazemos acontecer

Seguro é obrigatório

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 17ª Edição | Dezembro | 2014
Foto: Alessandro Maschio

A adesão é de responsabilidade do síndico e está prevista em lei 

A contratação de seguro para condomínios é um assunto simples, mas pode gerar confusões quanto ao tipo de cobertura, alerta a corretora Michele Estevam, sócia da Toninho Corretora de Seguros. Quando se fala em seguro para residência estão inclusos na apólice os bens particulares e/ou acidentes domésticos. ´´Os seguros residenciais garantem o patrimônio do proprietário e/ou a segurança do morador do imóvel´´, explica Michele. Quando o assunto é seguro para condomínio, a contratação do serviço é obrigatória, conforme as leis 4.591/64 e 10.406/2002, do Código Civil.
 
´´Esta adesão ao seguro para condomínios é de responsabilidade do síndico. Nos condomínios horizontais, o seguro é contratado para as áreas comuns, e os verticais têm cobertos tanto as áreas comuns como também o prédio todo, porém com uma ressalva: as unidades e seu conteúdo são de responsabilidade dos proprietários/ moradores, informa a sócia da corretora.
 
BENEFÍCIOS
Evitar gastos inesperados é o principal atributo de um seguro para condomínios. As intercorrências do dia a dia – uma falha no portão eletrônico com danos ao veículo, morador ou a um visitante; um acidente no hall de entrada com piso molhado; quebra dos vidros causada por crianças brincando – podem ser sanadas com as coberturas do seguro de condomínio.
 
A lista de benefícios é grande e pode blindar o espaço frente a contratempos como incêndio, explosão, fumaça, queda de aeronaves, danos elétricos, responsabilidade civil do síndico e do condomínio, vida e acidentes pessoais de funcionários, alagamento, desmoronamento, subtração de bens, vendaval e outras. Os seguros residenciais salvaguardam quase os mesmos itens citados e incluem a vantagem de um conjunto de assistências diversas.
 
´´O que garante desde o conserto de um chuveiro queimado até serviços como limpeza da caixa d’agua e dedetização ou, em alguns casos, até reparos de produtos da linha branca (geladeiras, fogões etc)´´, explica a corretora Michele Estevam. ´´Esses serviços (do seguro residencial) são um grande atrativo, já que a companhia seguradora disponibiliza profissionais especializados para atender a essas necessidades de forma rápida e com segurança´´, observa a sócia da Toninho Corretora de Seguros.
 
As duas últimas dicas sobre o assunto, dadas por Michele, incluem a aquisição de um seguro com a assessoria de um profissional da área e o orçamento sem compromisso. ´´Somente
o corretor tem o conhecimento necessário para que o seguro se adeque às necessidades e também ao bolso do segurado. Além do que esse profissional sabe como conduzir de forma
ágil e eficaz o segurado no caso de uso das coberturas e possível indenização.´´ E, por último, uma boa notícia: o mercado de seguros tem praticado preços acessíveis e a avaliação caso a caso não implica em custo ao interessado.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br