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Techtutti - Smartwatch: celular de pulso? Só que não!

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 17ª Edição | Dezembro | 2014

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por Glauco de França Paula
glaucorfpaula@hotmail.com

Apple, Samsung, LG, Motorola e Sony anunciaram no segundo semestre de 2014 seus novos modelos de smartwatch. Os fabricantes pioneiros nesse mercado levaram alguma vantagem no início, mas os concorrentes aproveitaram as pesquisas de marketing para saber o que realmente o consumidor espera de um gadget desses. Descobriram que, na hora da compra, três aspectos são determinantes: design, preço e tecnologia. Os dados informam, ainda, que mulheres preferem a beleza do design, enquanto homens preferem sua praticidade.

 
Alguns relógios inteligentes funcionavam (até o lançamento do Samsung Gear S) como uma extensão do smartphone, por meio da conexão Bluetooth, enquanto outros se conectavam
por Wi-Fi. O modelo da Samsung veio com uma entrada para cartão SIM, o que lhe permite fazer ligações telefônicas sem auxílio do celular ou internet.
 
Quanto à tecnologia, o sistema operacional mais adotado é o AndroidWear, da Google. A Apple terá o seu próprio e a Samsung usava o Tizen, um open source para uso geral (automóveis, smart TVs, smartwatches, celulares e tablets), criado pela Linux Foundation em parceria com Intel, Samsung e Panasonic. Numa reviravolta surpreendente, lançou o Samsung Gear Live, com AndroidWear.
 
Mas, o que de fato pode fazer a diferença para cada sistema é o seu assistente pessoal, que gerencia interesses e preferências do usuário, por meio de widgets. O AndroidWear usa o Google Now, o Tizen usa o S Voice e a Apple vai usar o Siri quando o Apple Watch começar a ser comercializado, em 2015. A Microsoft tem o Cortana e também pretende brigar pela sua fatia de mercado com o SurfaceWatch, em desenvolvimento.
 
Por meio de comandos vocais, os widgets mostram informações como agenda, contatos, previsão do tempo, batimento cardíaco, horário global, calorias, notícias sobre o seu time, mapas,
gastronomia e informações turísticas nos arredores ou lugares indicados, informações sobre voos, países, receitas, fi tness etc. A lista está sempre crescendo e está disponível em várias línguas. O Google Now, em inglês, já tem mais de 50 itens.
 
Uma vez que todos oferecem ou pretendem oferecer sensor de batimento cardíaco, aplicativos de fi tness, pulseiras intercambiáveis, IP67 (resistência à poeira e submersão por 30 minutos a um metro de profundidade), 512 mb de RAM, 4GB de memória, tela super AMOLED de 320x320 de resolução, bluetooth, wi-fi , bateria de 24-36 horas com carregamento por contato, caixa redonda ou retangular, curva ou plana, comando de voz, câmera full HD e versões mais fashion ou de aço inox, o que conta mesmo é o gosto pessoal e o preço.

Glauco de França Paula é web developer e professor de informática para a Terceira Idade

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