Fazemos acontecer

ESPECIAL Carlos Botelho - Uma avenida de classe

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 17ª Edição | Dezembro | 2014
Foto: Jeneli W. Lorenz

Guardadas as devidas proporções, a avenida Carlos Botelho está para Piracicaba assim como a rua Oscar Freire está para a capital paulista. Elegante e muito bem localizada, a avenida chamada carinhosamente de ‘BO’ pelos piracicabanos reúne ao longo de seus quase mil metros de extensão marcas consagradas nos mais diversos segmentos, de vestuário a serviços bancários, de restaurantes a lojas de móveis planejados. Percorrer suas quadras arborizadas, seja a pé ou de carro, se torna um imenso prazer quando prestamos atenção à arquitetura arrojada de seus imóveis, às vitrines de bom gosto e à variedade de opções de compras e de lazer que ela proporciona. É um verdadeiro shopping a céu aberto!

Por isso, a Revista Tutti Condomínios elegeu a avenida Carlos Botelho como tema de seu especial de Natal para levar a você, leitor, as principais opções de compras para este fim de ano. Passeie pelas próximas páginas e... boas compras!
 
Carlos Botelho, um homem plural
A avenida Carlos Botelho começou como uma simples rua de terra. Era 1905 e a Câmara de Piracicaba aprovou que a avenida, dando acesso à Escola Agrícola, hoje Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), passasse a levar o nome de Carlos Botelho. Nascido em Piracicaba, mas com atuação marcante como médico na capital, Botelho ainda estava vivo quando recebeu a homenagem, o que não acontece atualmente em relação à denominação de ruas.
 
De acordo com o site A Província, do jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, estudioso da história de Piracicaba, Carlos Botelho era fi lho dos fundadores da cidade de São Carlos do Pinhal, hoje conhecida como São Carlos, mas passou para a história pela sua atuação em favor de Piracicaba, sua cidade natal.
 
Ele nasceu em 1855, fi lho do conde de Pinhal e de Francisca Teodoro Botelho. Ainda criança mudou- se com a família para a Fazenda Pinhal, que mais tarde deu origem a São Carlos. Seguindo a tradição familiar, Carlos Botelho cursou medicina, na França, nas universidades de Montpellier e Paris. Foi proprietário do primeiro consultório médico particular de São Paulo, na rua do Gasômetro, no Brás. Foi um dos primeiros urologistas a operar no Brasil. Entre seus discípulos estava Arnaldo Vieira de Carvalho, o Doutor Arnaldo que dá nome à importante avenida da capital. Botelho também foi o primeiro diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
 
Apesar da atividade marcante na área médica, Botelho começou na carreira política, em 1904, como secretário da Agricultura, a convite do presidente da Província de São Paulo, Jorge Tibiriçá. Botelho se caracterizava por seu pioneirismo: trouxe  o primeiro grupo de imigrantes japoneses ao Brasil, introduzindo o sistema de irrigação das culturas de arroz. Mais tarde, trabalhou no projeto de saneamento de Santos, no ajardinamento do Museu do Ipiranga, no incentivo ao ensino profissional agrícola e na organização do Programa de Estatística Agrícola e Zootécnica.
 
Neste período dedicou especial atenção a Piracicaba. Ao lado de Jorge Tibiriçá deu formas aos sonhos de Luiz de Queiroz, garantindo que o Estado respondesse pelo plano de implantação da Escola de Agronomia, cujo projeto havia sido paralisado anos antes. E ambos inauguraram o prédio principal, quando, na solenidade, Carlos Botelho foi enfático: ´´Foi-me fácil transformar as ruínas que aqui se encontravam neste suntuoso templo que hoje se ergue à ciência agronômica.´´ Na Esalq criou, ainda, durante sua gestão como secretário da
Agricultura, o posto zootécnico, as ofi cinas de ferreiro, carpinteiro e seleiro; assentou descascadores de algodão, prensa hidráulica e outras máquinas, construiu a leiteria, apiário, horta, pomar, parque.
 
Em vida, uma das últimas homenagens que recebeu foi de ter sido escolhido como paraninfo dos formandos da Esalq de 1940. Morreu na Fazenda do Pinhal, em São Carlos, aos 92 anos de idade, em 1947. A fazenda, atualmente, é mantida por uma fundação que atua no sentido de preservar seu valor histórico.
 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br