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Etiqueta no trabalho

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 18ª Edição | Fevereiro | 2015
Foto: Stockvault

Competência técnica não é tudo no ambiente corporativo. Postura e boas maneiras são fundamentais para garantir sucesso na carreira

 
É comum as pessoas tratarem com estranheza o termo ‘etiqueta empresarial’ por não terem a real noção da importância dos profissionais de uma empresa saberem se portar. Mas, segundo Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training e Consulting, o impacto da capacitação interna nessa área traz resultados diretos nos negócios, proporcionando o crescimento de uma empresa.
 
Barbosa conta que, muitas vezes, profissionais altamente capacitados e competentes no que fazem acabam sendo demitidos de suas empresas por uma questão de postura. Logo, pode-se concluir que competência técnica não é tudo e que profissionais que não têm uma boa habilidade para criar relacionamentos, ou seja, etiqueta no convívio, acabam tendo menores chances de sucesso.
 
Etiqueta empresarial é um conjunto de cerimônias usadas no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, bom comportamento, convenções sociais, ética profissional e prescrições oficiais. Seu objetivo é reduzir, ao mínimo, os conflitos, preconceitos, atritos, dúvidas, suspeitas e mal-entendidos entre o público e as organizações, criando um clima de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes que se relacionam.
 
Veja algumas dicas de etiqueta empresarial que Ricardo Barbosa destacou:
1. Pontualidade deve ser pnto de honra no ambiente empresarial. Um compromisso assumido torna-se sua responsabilidade, principalmente o horário. Organize-se para chegar na hora todos os dias e para cumprir com os prazos propostos. Caso perceba que não será possível cumprir com o compromisso no horário, ligue ou peça para ligarem informando sobre o atraso.
 
2. A vestimenta diz muito para as outras pessoas, assim, são recomendáveis roupas discretas, sem modismos. Decotes, cores vibrantes, dentre outros erros, devem ser evitados, para
não comprometer a seriedade. Também tenha muito cuidado com a higiene pessoal.
 
3. O ditado ‘a primeira impressão é a que fica’ deve ser levado a sério. Assim, sempre seja cordial e prestativo desde o primeiro contato; saiba ouvir e falar na hora certa e tenha sempre cartões profissionais disponíveis.
 
4. Sempre ao entrar em um local, solicite licença, busque cumprimentar todas as pessoas que estiverem no local, mas só estenda a mão se o interlocutor o fizer primeiro, e só se sente se for convidado.
 
5. Comunique-se corretamente com as pessoas, busque olhar nos olhos, demonstre atenção no que estão falando, não se distraia durante a conversa e busque estabelecer um
diálogo.
 
6. Mantenha uma postura correta, não cruze os braços, evite se sentar de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira. É importante estar acomodado, porém ereto e de forma adequada.
 
7. A maioria das corporações possui códigos de ética e de conduta a serem seguidos. Procure informar-se no lugar em que você trabalha onde pode encontrá-lo e leia com atenção.
 
8. Seja organizado e demonstre isso. Planeje adequadamente seu tempo e sua mesa, mantenha os papéis e arquivos de computador nos devidos lugares, em um local onde qualquer
membro da empresa consiga localizar quando necessário.
 
9. Respeite os colegas e o espaço de trabalho. Não precisa ficar mudo durante o expediente, mas evite, ao máximo, assuntos que exponham o seu lado pessoal ou o de outra pessoa. Fofocas nunca combinaram com o ambiente profissional. Além disso, adeque a altura da sua voz ao ambiente.
 
10. Cuidado com a utilização de celulares no trabalho, evite ligações pessoais e caso estas ocorram, busque ir para um local privado. Não fale demasiadamente alto e muito menos
utilize termos de baixo calão. Cuidado com o toque do celular, o correto é deixá-lo no modo silencioso.
 
11. Além do celular, também são necessários cuidados com outras ferramentas tecnológicas, principalmente com as redes sociais. As empresas antenadas possuem políticas para utilização das redes, por isso, busque saber os limites.
 
12. Amizades no ambiente de trabalho é um tema delicado. É importante diferenciar amigos de colegas de trabalho, principalmente dentro da empresa. Esse limite pode ser útil quando
for necessário realizar uma cobrança ou fazer um feedback.
 
13. Bom humor é uma necessidade nas empresas. Quando estiver tendo um dia difícil, reflita se alguém do trabalho tem a obrigação de compartilhar as dificuldades com você. Todavia,
cuidado com as brincadeiras. Um ambiente de trabalho descontraído é positivo, desde que sejam feitas apenas brincadeiras saudáveis, que promovam um ambiente alegre e equilibrado.
 
14. Busque ter ‘jogo de cintura’ na hora de imprevistos e ouça a opinião dos outros. Muitas vezes, das opiniões divergentes chega-se a um ponto em comum. É preciso saber argumentar
e, principalmente, ceder.

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