Fazemos acontecer

Prepare-se para o Windows 10

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 18ª Edição | Fevereiro | 2015

Por Glauco de França Paula

glaucorfpaula@hotmail.com
 
A Microsoft liberou o download do Windows 10 Technical Preview em evento oficial no final de janeiro. O novo sistema está disponível para desenvolvedores, com algumas características que a MS avisa que pode mudar ou retirar na versão final, prevista para 2016. Ele traz o assistente pessoal Cortana, bem como a possibilidade de optar pela interface Metro ou pela antiga, com o menu ‘iniciar’ do jeito que todos estavam acostumados. Para alívio dos desenvolvedores, foi decretado o fim do Internet Explorer.
 
Atualização - A Microsoft reconhece que a grande quantidade de usuários que ainda utiliza versões antigas do Windows é um problema para os desenvolvedores, que precisam programar apps que funcionem para o maior número de versões possível. Por isso, ela quer que a migração para Windows 10 seja feita mais rapidamente e, como incentivo, dará acesso grátis à atualização durante o primeiro ano para quem tem Windows 7, Windows 8 e também smartphones com o Windows Phone 8.1.
 
Multiplataforma - Qualquer dispositivo com Windows 10 poderá oferecer a mesma experiência para qualquer usuário de PCs , tablets, smartphones e até mesmo Xbox One. Essa unificação do sistema tornará possível, por exemplo, um torneio de games entre usuários de Xbox e PCs em rede.
 
Interface - A interface em blocos do Windows 8 (Metro) permanece, mas pode ser configurada para tela cheia ou para aparecer como uma extensão do menu ‘iniciar’. Vai ser possível ter múltiplos desktops e o painel de controle foi unificado ao aplicativo ‘configurações do computador’, já que ambos têm funcionalidades similares. A barrra inferior (action center) vai ser como a dos smartphones, podendo ativar conexões, modificar configurações e também receber e enviar notificações postadas pelos aplicativos autorizados pelo usuário. Tudo isso no próprio action center sem precisar abrir um app exclusivo.
 
Cortana - A interface de voz Cortana é ativada pelo comando “Hey Cortana!”. O reconhecimento é muito preciso e grava um histórico da conversação. Sua integração com o aplicativo
maps tornará mais fácil descobrir endereços e direções. Segundo a Microsoft, será até mesmo possível encontrar carros em estacionamentos de shoppings e supermercados.
 
Spartan, o novo browser - O Internet Explorer vem perdendo espaço para os concorrentes, que são bem mais leves, rápidos, confiáveis e não têm tantos problemas de incompatibilidade
com novas tecnologias. O Spartan decreta o fim do IE, pois terá um novo motor de renderização para dar mais velocidade e fluidez à internet e ainda contará com o ‘note-taking’, que permite marcar, comentar e fazer anotações em páginas da internet, compartilhando tudo em qualquer plataforma. Com o ‘reading mode’, as páginas web ficam parecidas com as de um livro, facilitando a visualização com a retirada de publicidade e avisos.
 
Glauco de França Paula é web developer e professor de informática para a Terceira Idade
 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br