Fazemos acontecer

A onda dos suplementos

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 22ª Edição | Outubro | 2015

Por Carolina Fiori

A onda do momento é ingerir suplementos alimentares. Se você nunca consumiu estas substâncias, certamente conhece alguém que já utilizou ou utiliza.
 
Os suplementos alimentares, comumente chamados de suplementos nutricionais e/ou dietéticos, são substâncias químicas ou naturais produzidas especialmente para complementar a alimentação, caso as necessidades nutricionais diárias não estejam sendo ingeridas corretamente. Mas, muitos utilizam essas substâncias para fins estéticos, seja para crescimento de massa muscular, rejuvenescimento da pele ou emagrecimento.
 
Embora pareça, o mundo da suplementação alimentar não é um ‘mar de rosas’. Há certos cuidados que devem ser levados em consideração antes do mergulho. Estas substâncias são bem-vindas, mas devem ser utilizadas somente sob indicação de médico ou nutricionista e, em hipótese alguma, auto-prescrição. O uso indiscriminado dos suplementos nutricionais
pode causar efeitos colaterais e riscos à saúde, além de proporcionar suor excessivo, insônia, dor, cansaço e aceleração dos batimentos cardíacos.
 
Certos grupos populacionais, como mulheres em período fértil, lactantes, idosos, crianças menores de 5 anos, vegetarianos e veganos, podem necessitar ingerir suplementos dietéticos específicos, mesmo quando submetidos a uma alimentação adequada. Os suplementos alimentares estão disponíveis no mercado em inúmeras variedades de dosagens, combinações,
tipos (comprimidos, tabletes, pó, cápsula e líquidos) e funções (naturais, hipercalóricos, proteicos, termogênicos, antioxidantes, polivitamínicos e minerais, e hormonais).
 
Dentre essas infinidades de suplementos alimentares, os naturais merecem destaque. Estes produtos são compostos por extratos vegetais ricos em nutrientes exclusivos que funcionam com eficiência como repositores nutricionais. Vejamos alguns: Chlorella - É uma alga unicelular rica em clorofila e nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo, entre eles, proteínas, carboidratos, fibras, minerais, antioxidantes e vitaminas do complexo B e C. Capaz de auxiliar no retardo do envelhecimento e na redução de gordura corporal.
 
Levedo de cerveja - Indicado para fortalecer o sistema imunológico, beneficiar o sistema nervoso, diminuindo a falta de concentração e o estresse. É rico em vitaminas B6 e B12 e do complexo B, folato, fibras,proteínas, selênio e zinco.  Licopeno - É um pigmento vegetal, que confere a cor vermelha encontrada principalmente no tomate, pertence à família dos carotenoides, sendo um precursor da vitamina A. O selênio é um antioxidante essencial em pequenas quantidades e desempenha complexas funções químicas e metabólicas. 
 
Óleo de Linhaça - É um alimento natural produzido a partir da linhaça, uma pequena semente que concentra as maiores proporções de ômega 3 do reino vegetal. Importante aliada no emagrecimento, no combate a doenças e no reforço das defesas do organismo. Psyllium - É a semente produzida pela Plantago ovata, uma erva nativa do norte da África, do Mediterrâneo e da Ásia. Entre os principais benefícios destaca-se pelo alto teor de fibras e por atuar contra a prisão de ventre e promover a sensação de saciedade.
 
Lecitina de soja - Desenvolvida a partir da extração da gordura da soja, é conhecida como um excelente suplemento alimentar natural, muito importante no controle do colesterol, eficaz no favorecimento do sistema nervoso e no alívio dos sintomas da menopausa.
 
Carolina Bonfanti Fiori é mestra em nutrição humana pela Esalq e nutricionista da Onodera
Piracicaba. mcarolfiori@gmail.com

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br