Fazemos acontecer

Assembleia em bom tom

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 01ª Edição | Abril | 2012
Foto: Divulgação
Viver em comunidade exige o exercício diário da tolerância, da cordialidade, da boa educação e da civilidade. Não é de hoje que os condomínios verticais e horizontais avançam na paisagem urbana e se consolidam como sinônimo de morar bem. Esse fenômeno fez surgir uma espécie de ‘código de comportamento’ que deve ser observado por moradores, funcionários e visitantes.

 

As regras são muitas, por isso, vamos destacar aquelas que devem ser observadas nas assembleias do condomínio:

1 - Escute o que seu vizinho está falando. Se você não concordar, procure discordar da ideia e não da pessoa. É importante separar a ideia e a proposta do indivíduo para não criar rixas. Diferença de personalidade e estilos de vida são mais do que normais. Não podemos querer que todos sejam iguais a nós. O que podemos manter é o respeito e não ‘invadir’ o espaço, ou seja, a privacidade do outro.

2 - Se uma discussão virar agressão, tome a iniciativa de ‘esfriar’ os ânimos, não alimentando um clima violento. Se necessário, peça ao presidente da mesa que registre seu ponto de vista ou sua queixa.

3 - Lembre-se de que a assembleia é um espaço público, não é uma ocasião para ‘lavar roupa suja’ a qualquer custo. Podem motivar até processos por calúnia e danos morais: constrangimento público, denúncias sem provas, informações baseadas em boatos.
 
4 - Procure conhecer o regulamento interno e a convenção do condomínio. Assim, você evita propor ideias contrárias a essas normas.

5 - Quanto mais todos forem objetivos em suas colocações, evitando ‘monólogos’ durante a reunião, mais facilmente os trabalhos serão concluídos em horário hábil.

6 - Tente cumprir os horários de início das reuniões, para que a sessão não seja suspensa por falta de quorum, e para que os trabalhos não se estendam, tornando-se cansativos. Do mesmo modo, pegando a reunião do início, você evita voltar a questões que já foram debatidas na sua ausência.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br