Fazemos acontecer

Pioneiro no ensino bilíngue

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 23ª Edição | Dezembro | 2015

Por Cristiane Bonin

 
Colégio Piracicabano se destaca por sua prática pedagógica exclusiva no ensino de idiomas
 
Inglês pioneiro, ensino multidisciplinar e turmas formadas por proficiência formam uma prática pedagógica exclusiva e própria do Colégio Piracicabano para o ensino de idiomas estrangeiros. Na instituição educacional mais tradicional da cidade, que completou 134 anos em setembro passado, o ensino bilíngüe é adotado a partir do infantil. No Piracicabano, as aulas de idiomas fazem parte da grade curricular.
 
Na educação infantil, o inglês começa com audição de música a partir do berçário (faixa etária de um ano).A partir do infantil 1 (crianças com dois anos), há três matérias na grade: musical education (educação musical); storytelling (contação de história) e inglês (disciplina).No infantil 3 (crianças com quatro anos de idade), as aulas de environment and human development (meio ambiente e desenvolvimento humano)apresentam conceitos básicos de ciências. Na faixa etária de dois a três anos, a frequência das aulas é de quatro vezes na semana, número que sobe para cinco vezes por semana quando o aluno chega aos cinco anos.
 
“É tudo muito lúdico na educação infantil, conforme a pedagogia que pede a faixa etária. A partir dos dois anos, as aulas de inglês são mais curtas, com cerca de 20 minutos. Assim, a criança aprende o idioma conforme aprende o português, acostumando-se com o som da língua e absorvendo vocabulário”, diz a diretora do Colégio Piracicabano, Joselene Rodrigues
Henriques.
 
A partir do 1º ano do ensino fundamental, o aluno tem aulas mais estruturadas, explica Joselene. Nesta etapa, existe uma certa cobrança no desempenho e a grade curricular ganha a aula de reading and writing strategies (RWS - estratégias de leitura e escrita), que substituiu a contação de história – a carga horária da disciplina de environment é dobrada, passando de uma para duas horas/aula. No 4º e 5º anos, o ensino fundamental tem aulas exclusivas chamadas de fluence (oral). “O fluence é uma evolução do storytelling, e entra num momento em que a criança já tem vocabulário e conhecimento da estrutura linguística. No ensino fundamental, além da adoção de livros paradidáticos em inglês para a faixa etária, o aluno já tem aulas do idioma todos os dias da semana”, conta a diretora do colégio.
 
No ensino fundamental 2, do 6º ao 9º ano, têm sequência as aulas de environment, RWS e inglês. A novidade deste nível de ensino são as aulas de espanhol durante todas as séries do fundamental 2. “A professora do idioma é da Espanha, portanto, uma chance de também conhecer o sotaque do país  europeu. Os alunos também têm a oportunidade de treinar o idioma com as visitas que recebemos de estudantes mexicanos e peruanos”, relata Joselene. Já as aulas de inglês para o ensino médio estão focadas na disciplina relacionada ao idioma.
 
PROFICIÊNCIA
Do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, os alunos são divididos por nível de conhecimento da língua inglesa e em turmas pequenas, de no máximo 20 alunos. “Para estudar um idioma, não é possível trabalhar com muitos alunos. Os 6ºs anos, por exemplo, são distribuídos em cinco turmas de estudos”, pontua Joselene. No colégio, a evolução não é obrigatoriamente sequencial – esta fórmula acompanha os alunos com maior dificuldade e com desenvoltura no idioma. “Só depende do desempenho dele, pois a avaliação é particular, sendo o conhecimento medido de forma individual e não de acordo com o conteúdo relacionado ao seu ano de escolarização”, explica a diretora do Piracicabano.
 
TOEFL
A partir de 2016, o Toefl, teste mais tradicional de proficiência em inglês, será aplicado aos alunos do Colégio Piracicabano na própria escola. Válido por dois anos, o exame de referência internacional foi introduzido este ano na instituição como forma de um diagnóstico de aprendizado e assimilação da atividade por parte da comunidade escolar. “O Toefl é ideal para o acompanhamento do aluno e para que ele também obtenha uma certificação válida fora da escola, facilitando o ingresso em universidades, conquista de emprego ou uma viagem
de estudo no exterior”, observa a diretora. Em 2012 e 2013, o alunos dos ensinos fundamental 2 e médio do Piracicabano fizeram o Toeic (Teste de Inglês para Comunicação Internacional, em português), uma prova voltada à comunicação e ambiente de trabalho. As oportunidades de estudos no exterior para alunos do Colégio Piracicabano são desenvolvidas dentro de programa próprio de intercâmbio, com o apoio da assessoria para assuntos internacionais da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Para 2016, oferecerá um acampamento de três semanas, entre junho e julho, nos Estados Unidos, Califórnia – haverá aulas de inglês, atividades culturais e esportivas e, semanalmente, duas viagens de campo (Disneyland, San Diego Zoo, praia, Universal Studios).
 
ALÉM DO BILINGUE
Didática e seriedade, estrutura e inclusão via projeto bilíngue são características destacadas pela família Bueno sobre o Colégio Piracicabano. Pais da aluna Valentina, sete anos, e do futuro aluno, o pequeno Antonio, de dois anos, o engenheiro agrônomo Felipe, 41, e a professora de educação física Juliana, 40,aprovam a vivência no colégio. “Gostamos da escola como um todo. O corpo docente é formado por profissionais aptos a lidar com desejos, medos, qualidades, talentos e dificuldades de cada aluno. Este ano, a Valentina tomou consciência
de que suas atitudes refletem diretamente no meio em que vive, e isso está ajudando a desenvolver um modo investigativo no pensar. O cuidado com o próximo, os valores e os projetos foram a base e o caminho percorridos por ela para esse resultado tão gratificante que nós pais estamos presenciando diariamente em casa e que é maravilhoso”, afirma Juliana.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br