Fazemos acontecer

Bichectomia torna o rosto mais harmonioso

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 26ª Edição | Agosto | 2016

Procedimento estético afina as bochechas e reduz aspecto redondo do rosto

 
Você acaba de alcançar o peso ideal, está feliz com esta conquista, mas tem algo que ainda incomoda: suas bochechas arredondadas, que a dieta não deu conta de eliminar. Segundo a doutora pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Cristiana Godoy Sartori, especialista em odontologia estética, o problema tem solução por meio da bichectomia (ou lipoescultura de bochechas). Trata-se de um procedimento estético facial já bastante conceituado no exterior, mas que só recentemente vem ganhando adeptos no Brasil. Proprietária da Clínica Única, doutora Cristiana explica tudo o que você quer saber sobre esta técnica.
 
Revista Tutti - O que é a lipoescultura de bochechas?
Cristiana Godoy Sartori - Também conhecida como bichectomia, a técnica é consolidada mundialmente, desde 1980, mas só mais recentemente tem sido procurada no Brasil. Consiste na remoção de uma bola de gordura, que todos nós temos, e fica situada sob os músculos das bochechas. Seu volume é notado entre as maçãs do rosto e a mandíbula. Todo o procedimento é feito por dentro da boca com uma pequena incisão de 1 a 2 cm sob anestesia local. Em geral, os profissionais utilizam a agulha para anestesiar, mas eu adquiri um aparelho que realiza a anestesia de todos os procedimentos operatórios (dentários ou faciais) sem o uso de agulha, muito mais confortável e totalmente indolor. A cirurgia dura em média 30 minutos e os cuidados pós-operatórios são semelhantes àqueles recomendados após uma extração dentária. Os resultados podem ser visíveis entre dois e três meses após o procedimento (dependendo da resposta biológica de cada pessoa).
 
Essa gordura não vai fazer falta?
A função dessa gordura é impedir o afundamento das bochechas nos bebês durante a sucção do leite materno. Com a idade, esse volume de gordura diminui porque não tem mais função, embora acredite-se também que ela ajude no deslizamento entre os músculos durante a mastigação. O fato é que ela não fará falta alguma.
 
Qual o objetivo da cirurgia?
É afinar as bochechas, proporcionando um afilamento do terço inferior da face. O resultado é a redução do aspecto redondo das bochechas. Esse tipo facial é frequentemente hereditário e não responde a dietas de redução de peso e gordura. Alguns casos necessitam de aplicação de toxina botulínica também na região dos masseteres (músculos que ficam nas laterias da face, na altura entre o meio das orelhas até o ângulo inferior da mandíbula) para alcançar resultados mais significativos.
 
Qualquer pessoa pode fazer?
É um procedimento estético funcional e, na prática, qualquer pessoa poderia recebê-lo. Entretanto, existe uma indicação precisa juntamente com diagnóstico correto. Deve ser levado em consideração que o volume dessa gordura diminui com a idade e, se a cirur-gia não for bem indicada, a pessoa poderá adquirir um aspecto facial muito magro em idade mais avançada. Somente uma seleção criteriosa feita por um profissional habilitado, além de correto aconselhamento e explanação dos resultados, são fatores-chave para o sucesso do procedimento. 
 
Existe algum risco?
Como toda cirurgia, existem riscos, sim, que podem ser minimizados com a técnica e habilidade do profissional. Os eventos mais comuns no pós-operatório são inchaço, dor e, eventualmente, algum hematoma (manchas arroxeadas). Outras complicações são mais raras, mas são expostas ao paciente a quem cabe a decisão final.
 
Fale um pouco sobre sua carreira.
Eu sou cirurgiã-dentista formada pela Unicamp, em 1988. Sempre me interessei muito pela área estética e acabei direcionando minha carreira neste sentido. O que mais me motiva é ver a felicidade e o reconhecimento dos meus clientes com os resultados obtidos. Paralelamente, a ciência também me atrai. Sempre gostei de estudar e buscar novas tecnologias para realizar meu trabalho com o que há de excelência em tratamento odontológico. Tenho feito isso desde que me formei, participando de inúmeros cursos e eventos de interesse da área. O meu foco sempre foi a carreira clínica, mas quando encontrei algum tempo na minha vida pessoal, achei que seria hora de estudar mais. 
 
Decidiu, então, se aprofundar na carreira acadêmica.
Em 2002, voltei à FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba-Unicamp) para me atualizar em dentística, periodontia e materiais dentários. Acabei ficando como professora convidada para fazer o acompanhamento dos alunos na clínica. Fui me envolvendo cada vez mais com o ambiente acadêmico e, em 2007, decidi fazer mestrado e depois doutorado. Naquele período já estava também dando aulas e realizando cursos de aperfeiçoamento profissional juntamente com meu orientador. Isso tudo melhorou ainda mais o meu desempenho clínico. Fiz pesquisas clínicas também e aprendi a avaliar microscopicamente tudo que eu fazia, o que me abriu um horizonte imenso em cada procedimento que eu realizava em meus clientes.
 
Recentemente, resolvi abranger também a estética facial envolvendo os tecidos moles da face, e fui estudar no Miami Anatomical Research Center (MARC), nos Estados Unidos, onde me aperfeiçoei na aplicação de toxina botulínica, preenchedores faciais bioidênticos e viscossuplementação da ATM, usados não só para fins estéticos, como também para tratar disfunções funcionais. Por fim, fui aprender especificamente a cirurgia de bichectomia, investi em equipamentos e tenho realizado com bastante satisfação. Hoje estou 100% dedicada à minha clínica novamente, mas ainda mantenho frequência como co-orientadora na pós-graduação da FOP.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br