Fazemos acontecer

Brancalion Responde

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 27ª Edição | Novembro | 2016

O universo dos condomínios é amplo e as dúvidas sobre eles são comuns. Saiba mais para viver coletivamente melhor.

 
O síndico pode ser remunerado? Em caso afirmativo, ele pode usufruir de outros benefícios como isenção da taxa condominial, por exemplo?
A remuneração do síndico é matéria tratada na assembleia que o elege. Todo valor que ele tem de benefício, seja na forma de remuneração ou isenção, tem de ter tributada pelo INSS.
 
Há condomínios que proíbem a formação das chamadas ‘repúblicas’. Isso é permitido por lei? Como as repúblicas são caracterizadas para efeito de cumprimento da norma?
A proibição não é legal, pois fere o direito de propriedade, além de poder ser considerada discriminação. Para regular eventuais excessos cometidos por esse tipo de moradia existe o regulamento interno.
 
Quais são os ´vilões´ dos gastos e como reduzir custos no condomínio?
No meu entender, o ´vilão´ é a despesa com pessoal que, segundo média do Secovi (Sindicato da Construção), corresponde a 70% do total gasto em condomínios. A redução, porém, importa em proporcional aumento do risco de segurança e mesmo da comodidade de se ter portaria 24 horas. Outro ponto seriam as tarifas públicas (água, energia e gás) e que merecem atenção quanto aos vazamentos, bem como campanhas educativas.
 
Trabalhar em casa vem se tornando cada vez mais comum. Quais são as regras gerais para que o chamado home office realizado num apartamento ou casa não infrinja regras ou atrapalhe o dia a dia do condomínio?
Via de regra, as convenções proíbem a utilização das unidades para fins comerciais, porém, os home offices vêm se tornando cada mais comuns, e o que deve ser respeitado é fluxo de pessoas que adentram ao edifício para esse fim, não podendo o condômino ter o apartamento como endereço comercial, tralhando apenas com telefone, e-mail etc. Acredito que o home office é tendência que vai aumentar cada vez mais. No meu entender, se não houver incômdo, comprovado ao condomínio e condôminos vizinhos, o home office deve ser permitido.
 
O rateio do valor do condomínio deve seguir o tamanho da propriedade, ou seja, casas ou unidades maiores deverão pagar mais do que as menores?
O que regula o rateio é a convenção, que, na maioria das vezes, determina o rateio pela fração ideal, uma porcentagem calculada sobre a área total da propriedade.
 
Rodrigo Brancalion é diretor da Administradora Brancalion de Condomínios
rodrigo@brancalion-net.com

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br