Fazemos acontecer

Segurança do trabalho: seu condomínio cuida disso?

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 27ª Edição | Novembro | 2016
Foto: Cristiane Bonin

Ao funcionar como empresa, condomínio deve adequar funcionários à legislação trabalhista

 
Todo condomínio funciona como uma empresa, e deve adequar seus funcionários à legislação trabalhista. A segurança e saúde da equipe de profissionais é um assunto sério e precisa de uma boa consultoria na área para que o trabalhador não fique desassistido e o condomínio evite problemas com passivos trabalhistas. A Sow Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho oferece pacotes com programas de segurança e saúde do trabalho, treinamentos e parcerias afins específicas para atender aos condomínios e todo tipo de empresa.
 
O primeiro passo para a contratação de um profissional,da portaria à zeladoria, é ter em mãos um programa,  conforme estabelece a norma regulamentadora nº. 9 do PPRA (Programas de Prevenção de Riscos Ambientais). O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa e, portanto, aplicável ao condomínio, no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas regulamentadoras, em especial com o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
 
“No entanto, o PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores e, com isso, o PPRA servirá de base para que o médico ocupacional possa elaborar o PCMSO”, explica Cecilia Regina Alves, técnica de segurança do trabalho e sócia-proprietária da Sow. Outro serviço prestado é a renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta que a edificação possui condições de segurança contra incêndio. “Temos conhecimentos técnicos em implantação e gerenciamento relativos à segurança, com a finalidade de maximizar os resultados com confiabilidade”, observa Márcia Regina Santos, engenheira de segurança do trabalho e sócia-proprietária da Sow.
 
Para completar todas as etapas, a Sow oferece diversos treinamentos que promovem a conscientização coletiva sobre segurança e saúde do trabalho, como semana interna de prevenção de acidentes do trabalho; conscientização do uso e conservação dos equipamentos de proteção individual; formação da brigada de incêndio; prevenção de riscos no trabalho em altura, cuidados no uso de produtos químicos; integração em segurança e saúde do trabalho, entre outros. “Todo conhecimento que transmitimos por meio das palestras devem ser um hábito para a equipe de trabalho e não simplesmente um dever”, complementa a técnica Cecilia.
 
Sow Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho – Rua Dona Eugênia, 730, São Dimas, Piracicaba (SP) – (19) 3422-9552 – sowseguranca.com.br – sow@sowseguranca.com.br

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br