Fazemos acontecer

Rede elétrica subterrânea é tendência

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 27ª Edição | Novembro | 2016

Morar em condomínio fechado é um sonho para muita gente, que busca mais tranquilidade, segurança para a família e liberdade para os filhos. E este sonho tem se tornado realidade para muitos, com o aumento significativo da oferta deste tipo de moradia no mercado imobiliário.

O processo de escolha de um loteamento para morar envolve diversas variáveis, como o preço por metro quadrado, localização, vizinhança, estruturas de lazer e muitos outros fatores cuja importância varia bastante para cada pessoa.
 
Dentre as características dos loteamentos residenciais há uma que vem se popularizando no Brasil: a rede elétrica subterrânea. Prática muito comum na Europa e nos Estados Unidos, este modelo apresenta diversas vantagens para a população das áreas em que é utilizado (veja quadro). Além disso, a adoção de rede subterrânea pode valorizar o investimento na propriedade, tanto no curto prazo, por ser um recurso diferenciado, quanto no longo, por se tratar de uma tendência.
 
A possibilidade de adoção de LED na iluminação ornamental também gera um diferencial, uma vez que esta tecnologia, além de vantajosa do ponto de vista estético e de custo, valoriza propostas de empreendimentos modernos e sustentáveis.
 
Já existem diversos condomínios que possuem rede elétrica subterrânea na região (Campinas, Limeira, Americana, entre outras cidades), alguns, inclusive, com iluminação em LED, e Piracicaba finalmente terá o seu primeiro lançamento. Previsto para o final de 2016, com projeto e obras realizados pela Cominpa (19-3429-9900), o Residencial Moinho Vermelho foi desenvolvido com rede elétrica subterrânea implantada pela Bonafé Engenharia, o que valoriza a área verde onde está localizado e traz para os moradores todas as vantagens deste sistema. Mais informações pelo fone 19-97402-6695.
 
A proposta de empreendimentos com rede elétrica subterrânea veio para ficar, e o mercado de Piracicaba deve trazer mais novidades em breve.
 
Conheça as vantagens
Estética: visual mais natural e harmônico, sem postes de concreto, cabos e fios elétricos. Paisagismo: enquanto na rede elétrica tradicional há limitações das espécies que podem ser plantadas nas calçadas em função de risco de contato com os cabos elétricos, com rede subterrânea há muito mais opções. Disponibilidade de energia elétrica: o fornecimento de energia não é afetado por fatores externos como vendavais, queda de árvores, postes derrubados por colisão de veículos.
 
Segurança: ausência de risco com drones e pipas, e de rompimentos de cabos causados por caminhões. Iluminação ornamental: a rede elétrica aérea deve respeitar os padrões de luminária e lâmpada da concessionária de energia ou da prefeitura. Na rede subterrânea pode ser utilizado o modelo que se desejar. Com isso, pode-se optar por postes ornamentais, com formatos e cores de acordo com a proposta arquitetônica do condomínio, e adoção de lâmpadas de LED.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Herbert Abude Scheidl é diretor de operações na Bonafé Engenharia
contato@bonafe.com.br

 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br