Fazemos acontecer

Pequeno Dicionário do Lar - Q de quarto

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 27ª Edição | Novembro | 2016

Passamos cerca de 30% das 24 horas do dia no quarto. Por isso, a limpeza é fundamental — principalmente quando a pessoa é alérgica. Limpar por limpar todos sabem — varrer, passar pano úmido no chão e nos móveis, e tirar as teias de aranha —, mas há ‘segredos’ sobre o cômodo que podem influenciar, e muito, na tarefa e na saúde. Acompanhe as dicas e durma melhor!

Igreja - Não faça do seu quarto um altar de adoração – coisa que adolescente ama fazer. Encher o local de objetos e bibelôs pode transformar a limpeza num inferno. Disponha sobre guarda-roupa, criado-mudo ou mesa apenas o estritamente necessário.
 
Agende - Marque um dia na semana para trocar a roupa de cama e fazer a limpeza. Os lençóis e cobertores guardam células mortas, uma ‘iguaria’ para os micro-organismos como os ácaros e, na falta de uma limpeza semanal, esses bichos se instalam dentro do colchão e do travesseiro. Quanto menos ácaros, menores serão os problemas com rinite alérgica, asma e alergias de pele, afirma Ralcyon Teixeira, infectologista do Hospital Emílio Ribas.
 
Não quero nem ver! - Uma etapa difícil a ser cumprida é a limpeza do colchão. Manchas de sangue saem mais facilmente com água oxigenada de 10 volumes. A vaporização deve ser feita a cada seis meses – esta deve ser executada por um profissional. A cada mês, esfregue um pano branco levemente umedecido na água com vinagre branco – este método serve para higienizar e tirar cheiro, como o de xixi – e, para finalizar, exponha a peça ao Sol.

Diário - Antes de arrumar a cama, pelo menos dê um tempo para o seu leito quente, abrindo a janela e deixando o ar e o Sol entrarem. Uma pesquisa da Universidade de Kingston (Inglaterra), publicada pela revista Super Interessante, informa que manter a cama desarrumada é um hábito saudável, pois ajuda a eliminar os cerca de 1,5 milhão de ácaros que vivem nela. Os ácaros precisam de calor e umidade para sobreviver. E, segundo o estudo, uma cama bagunçada tende a ser mais fria e seca do que uma cama arrumada, matando os bichos por desidratação.
 
Carpete de madeira ou laminados - Já que não é possível lavar este tipo de piso, o truque é usar um bom desengordurante com pano úmido. A dica aqui é ter à mão um pano de fralda. Isso mesmo! Não há tecido melhor para retirar as manchas e dar brilho!!
 
Cristiane Bonin
crisbonin@revistatutti.com.br

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br