Fazemos acontecer

Café à moda Verão - Especial Verão

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 27ª Edição | Novembro | 2016
Foto: Cristiane Bonin

Queridinho dos brasileiros, o cafezinho ganha versões refrescantes na estação

 
Ele é preferência nacional e está em segundo lugar no ranking das bebidas mais consumidas no Brasil. Mesmo durante as altas temperaturas do Verão, tem muita gente que não dispensa a bebida no formato mais tradicional: fumegante! Mas o calor pode ser uma porta de entrada para novas descobertas sobre o café, do grão à bebida.
 
Companheiros do café e do Verão, o gelo, o sorvete e frutas, como o limão, são ingredientes que podem ser incorporados às receitas na versão gelada. Há milhares de opções e os amantes da bebida podem começar a experimentar as versões geladas indo a uma boa cafeteria para, depois, replicar em casa o que for mais agradável ao paladar.
 
O Café Balcão, na Vila Rezende, é um desses lugares preciosos para descobertas. Num ambiente rústico, ao som de um bom jazz, o barista Eraldo Palmero tem três receitas geladas para o café: Iced Coffee, Afogatto e Coffee Shake. Receitas clássicas, entretanto, a matéria-prima e ‘ferramentas’ são um show à parte. Palmero prepara o Iced Coffee com o método V-60 – semelhante ao coador tradicional – encaixado em uma jarra com um retentor central para posicionar o gelo em uma coluna logo abaixo da saída da bebida.
 

Suave e gelado, chega a lembrar um chá, mas o palaespecial dar é 100% café – ele usa o grão Carmem Miranda da Isso é Café, de sabor frutado, floral e doce. As duas outras receitas, Afogatto e Coffee Shake, levam café espresso e sorvete de creme.
 
Independente da fórmula, quente ou fria, Palmero só serve cafés especiais. “São grãos com pontuação 84, um nível bem acima do que compramos no supermercado (de até 50 pontos) e acima também do café gourmet (de 50 a 80 pontos). Isto significa que o café que eu sirvo não tem amargor e nem adstringência e quase nenhum defeito no grão. A doçura da bebida é natural e descarta a adição de açúcar”, conta o barista graduado pelo Coffee Lab e Senac de Águas de São Pedro.
 
Para acompanhar um café de alto nível, Palmero terá um cardápio de Verão com cuscuz marroquino, sanduíche frio e sobremesa à base de geleia orgânica, granola e iogurte da casa. No menu fixo, o cliente encontra bolo e pães caseiros e acompanhamentos como manteiga de primeira qualidade, geleia orgânica e doce de leite mineiro. Ainda dá pra comprar apetrechos diferenciados para bancar o barista em casa.
 
Café Balcão – rua Alexandre Petta, 641, Vila Rezende - (19) 3421-3210
Facebook.com/Café-Balcão-Eraldo-Palmero-Barista – Instagram: @cafe_balcao. Funcionamento: de segunda à quarta-feira, das 8h às 18h; às quintas e sextas feiras, das 8h às 22h; aos domingos, das 16h às 20h; aos sábados o espaço recebe eventos privados.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br