Fazemos acontecer

Brancalion Responde

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 28ª Edição | Maio | 2017

O universo dos condomínios é amplo e as dúvidas sobre eles são comuns. Saiba mais para viver coletivamente melhor

 
Como e quando um condomínio deve obter o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e quais itens devem ser levados em conta para conseguir a emissão do documento?
Geralmente, de dois em dois anos, se faz a renovação do laudo. São necessários o cumprimento de alguns laudos, tais como para sistema de gás, elétrica, para- raios, treinamento de brigada de incêndio. O laudo é imprescindível não apenas para assegurar que o prédio está em ordem com a documentação, mas, também, para poder ter a cobertura do seguro em casos de incêndio.
 
Quais são os principais acidentes nas áreas comuns dos prédios e como síndicos e condôminos podem agir para preveni-los?
Geralmente, são quedas por piso molhado, ferimentos ao manusear o lixo que contenha objetos cortantes e mal-acondicionados, obras sem sinalização, falta de iluminação em garagens e excesso de velocidade nas áreas internas.
 
O que o mercado de produtos ecoeficientes disponibiliza atualmente que possa gerar redução de custos para condomínio e um viver mais sustentável?
O que mais se utiliza em condomínios são os sistemas de captação de água das chuvas, usada para lavagem de áreas comum e regas de jardins.
 
Quais são os tipos de comportamento que comprometem a segurança de todos em um condomínio?
Basicamente é deixar portões abertos, emprestar o controle das garagens com prestadores de serviços e portarias que dão acesso a visitantes ou prestadores de serviços sem o devido anúncio e autorização do morador.
 
E quais tipos auxiliam na promoção da segurança coletiva?
Manter atualizado o cadastro de moradores, funcionários e veículos. Sempre que for realizar uma festa ou reunião com quantidade mais elevada de pessoas, deixar lista na portaria. Também ficar sempre atendo a movimentações estranhas quando chegar ao edifício.
 
Rodrigo Brancalion é diretor da Administradora Brancalion de Condomínios
rodrigo@brancalion-net.com

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br