Fazemos acontecer

Cristiane Bonato | Especial Perspectivas 2017

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 28ª Edição | Maio | 2017
Foto: Guilherme Miranda

Cristiane Bonato

Velouté Macarons
 
Uma viagem a Paris, em 2007, mudou a vida profissional da engenheira civil Cristiane Bonato. O sabor e o colorido dos macarons, doce desenvolvido na Itália, que a confeitaria francesa abraçou já no século 16, fez nascer uma confeiteira de mão cheia. De volta ao Brasil e ávida por encontrar um macaron para degustar, a engenheira encontrou certa dificuldade para comprar o doce delicadíssimo em Piracicaba.
 
“Eu sou uma ‘formiga’ por natureza e, quando meu marido me apresentou a Ladurée, experimentei os macarons e me apaixonei. Tive dificuldades em encontrar aqui o mesmo macaron de Paris”, conta. Envolvida desde muito jovem com o artesanato, da porcelana ao tricô, a habilidade manual juntou-se ao desejo pela iguaria para aguçar os sentidos numa nova área profissional.
 
Em 2014, Cristiane decidiu iniciar uma nova jornada: aprender a fazer os macarons. Ela aprimorou a técnica durante um ano, repetindo as receitas em casa e se profissionalizando. “O meu marido me levava para os cursos em São Paulo e me esperava por horas. Ele foi um grande incentivador num momento importante para mim de mudança de profissão”, conta.
 
Com conhecimento técnico sobre a receita, a confeiteira que nascia na engenheira percebeu detalhes sobre o doce. “A característica do macaron é ser crocante por fora e macio por dentro. Para obter um resultado perfeito é preciso atingir o ponto da massa, ter dois dias para o preparo e fazer o armazenamento de forma correta. É um doce muito sensível que não pode, por exemplo, ficar exposto nem mesmo em balcões refrigerados sem os devidos cuidados.”
 
Em 2015, Cristiane atingiu o nível profissional que desejava. Deixou o trabalho na empresa da família e abriu a Velouté Macarons. Com a cozinha de casa remodelada, investimentos realizados, como a compra de um fogão profissional, a empresária e confeiteira mantém sua receita a sete chaves. O nível de dificuldade da execução do doce explica a condição de raridade nas vitrines das pâtisseries.
 
Feliz e realizada com a nova profissão – e com a condição de acesso irrestrito aos macarons –, a confeiteira agora solta sua criatividade nos doces personalizados e seus recheios. Ela trabalha a massa em vários formatos, o que permite fazer de pirulitos a personagens de desenho e letras. As cores mais variadas também chegam ao requintado dourado e preto. Os recheios são outro show à parte. Querido entre as crianças está o de frutas vermelhas. Junto com a tradicional ganache de chocolate, ainda tem os surpreendentes recheios de tiramisu, lavanda e flor-de-laranjeira. Cristiane faz os macarons sob encomenda para todos os tipos de eventos, mas sempre tem alguns sabores disponíveis para as ‘formiguinhas de plantão’.
 
Velouté Macarons – Piracicaba (SP)
WhatsApp (19) 9 9187.6113
veloute.macarons@gmail.com
Facebook/ Velouté Macarons
Instagram @veloutemacarons

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br