Fazemos acontecer

Única e múltipla

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 03ª Edição | Agosto | 2012
Foto: Divulgação

A preciosa Borgonha apresenta todas as suas faces, unindo turismo, cultura, gastronomia e cenários de tirar o fôlego

Pouquíssimas regiões da Europa, talvez do mundo, possuem um panorama tão rico de opções turísticas como a Borgonha, na porção central da França. Conhecida principalmente por seus vinhos, a região oferece uma grande diversidade de seleções em passeios, cultura e gastronomia, configurando na opção ideal para os turistas que estiverem à procura daquele ‘algo mais’ em sua próxima viagem.

Com aproximadamente 31,5 mil quilômetros quadrados, a Borgonha começou sua história como um ducado no ano de 880, passando por nove dinastias diferentes até o dia de hoje, restabelecido pela Casa de Bourbon como um título-cortesia, para manter viva a chama da tradição. Embora uma pequena parte do território original do ducado de Borgonha esteja hoje incluída na região de Champagne, a Borgonha que encanta o mundo com seus vinhos complexos e deliciosos engloba os departamentos de Côte-d’Or, Nièvre, Saône-et-Loire e Yonne.

Naturalmente, um dos destaques da Borgonha são suas rotas de vinhos, repletas de vinícolas, restaurantes e espaços dedicados à degustação e aos vinhedos de alguns dos mais famosos vinhos do mundo. Do Norte ao Sul da região, é possível explorar as regiões de Chablis Pouilly-Fumé, Gevrey-Chambertin, Pommard, Mercurey e Pouilly-Fuissé, entre muitas outras, em um cenário permeado por castelos, casebres bucólicos e vinhedos até onde o olhar alcança. São seis as principais rotas da Borgonha: Yonne (que passa por vinícolas em Chablis e museus da região), Crémant (para conhecer onde e como é feito este leve vinho espumante), encostas Pouilly-Sancerre (com degustações e visitas às caves das principais melhor da Borgonha em uma série de programas diferentes, por helicóptero, balão, van e bicicleta), Grandes Vinhos (com cursos de enologia e visitas a relíquias francesas) e Mâconnais-Beaujolais (com múltiplas atividades e visitas).

Além de seus vinhos, os borguinhões têm muito orgulho de sua gastronomia, com deliciosas receitas típicas que figuram nas cozinhas e restaurantes da região – incluindo cerca de 30 estabelecimentos com estrelas no renomado Guia Michelin. Do restaurante estrelado ao pequeno e descontraído, a reputação gastronômica da Borgonha é fruto de produtos de altíssima qualidade e chefs que mantêm vivo o característico sabor da região. Três de seus pratos mais clássicos, Escargots à la Bourgogne, Boeuf Bourguignon e Coq au Vin são frequentemente reproduzidos nos inúmeros restaurantes franceses do Brasil, enquanto outros itens de seu cardápio envolvem com a mesma intensidade de seus vinhos, incluindo Ovos en Meurette, Frangos de Bresse, Andouillete ao Chablis, e um surpreendente prato de queijos borgonheses, époisses, cîteaux ou chevreton de Mâcon.

 

Conhecer a região de bike é uma das opçõesPARA TODOS

Muito além do paladar, a Borgonha também alimenta a visão, contemplando um território cheio de tesouros a serem descobertos e visitados. Em seu passado, uma história de devoção a homens, políticos e religiosos, que ergueram castelos, canais, capelas, igrejas, abadias, hospitais, museus e cidades ar tísticas. A arte romana é provavelmente a forma artística mais emblemática da região. Locais como Cluny, Vézelay, Tournus, Paray-le-Monial, Fontenay e La Charité-sur-Loire, entre outros, fazem-nos lembrar que, durante séculos, a Borgonha foi um dos berços intelectuais e espirituais de obras-primas da arte românica – e tiveram a dignidade de guardar estas relíquias para nossos olhos e corações. Cada departamento apresenta passeios e eventos imperdíveis, nos quais é possível explorar as peculiaridades de cada cidade e vilarejo, com seus castelos, museus, ambientes naturais e pontos da espiritualidade, muitos deles patrimônio mundial tombado pela Unesco.

Durante todo o ano, a região borbulha com uma diversificada programação de festas e eventos, que atendem a todos os públicos que recebe, incluindo festivais e festas populares em Morvan, espetáculos e exposições de rua, concertos nos mais inusitados locais, espetáculos de som e luz em castelos, eventos esportivos e, como não poderia deixar de ser, festas do vinho e gastronômicas. Aos ciclistas, a região proporciona mais de 800 quilômetros de ciclovias e vias verdes, que passam por canais, rios, antigas vias férreas ou vinhedos, oferecendo uma forma única de conhecer a região. Aos náuticos, a Borgonha possui mais de 1.000 quilômetros de vias navegáveis, com várias opções em turismo fluvial, incluindo barcos habitáveis, hotéis flutuantes, barcos de cruzeiro e passeio.

Com tantas possibilidades, a Borgonha configura-se em uma viagem inesquecível, recheada de momentos especiais, românticas o suficiente para serem desfrutadas a dois, mais que deliciosas para serem degustadas em grupo, ou uma bela aventura para toda a família.

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br