Fazemos acontecer

S de sanitário | Pequeno Dicionário do Lar

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 29ª Edição | Agosto | 2017

Não é fácil encarar um banheiro encardido ou com mau cheiro, seja pra usar ou para lavar. Certas cores de azulejos e pisos, além do box, deixam o serviço ainda mais árduo. E aquele ralo cheio de espuma que não leva a sujeira embora de jeito nenhum? Mas há truques bem simples pra facilitar esta missão. Vamos lá!

Tá construindo?
Se a resposta for sim, ouça uma dica do fundo do coração: não use revestimentos brancos ou pretos. Além de revelarem muito facilmente a sujeira, estas cores perdem o brilho da película com o tempo e, no caso do branco, encardem nitidamente. Opte por cores como verde e azul na parede e marrom terra para o chão – a informação também vale para cozinhas. Dica 2: faça box com peças fixas de pedra ou granito, infinitamente mais fáceis de limpar. Coloque uma porta aérea de vidro para fechar a área molhada.
 
Ah, o box...
Sejam de vidro ou de acrílico, eles demandam o mesmo tempo usado para lavar o restante do banheiro. Ataque com uma esponja macia e um bom limpador de banheiros com cloro ativo. Enxágue logo após a esfregação para não ficar manchado. Caseirinho: box e azulejos ficam perfeitos quando você passa, com pano seco, uma mistura com um copo de água fria, 20ml de álcool e umas gotas de amaciante de roupas – a mesma mistura vale para sumir com a espuma que não vai embora do ralo. Use borrifador.
 
Tá na hora de lavar!
Não se engane, nada fica limpo sem que seja esfregado! Tenha à mão uma vassoura de cerdas duras e um balde para molhá-la durante a limpeza dos azulejos. Aplique na superfície um limpador de banheiro com cloro ativo e esfregue com a vassoura molhada – o mesmo método vale para o piso. Diferente das paredes, para o chão compre uma vassoura tipo esfregão – aquelas que parecem uma escova grande de tanque, com cerdas muito duras.
 
Manutenção: uma solução que aprendi para limpar geral o banheiro é jogar um balde de água com cloro por todo o espaço, vaso sanitário, chão, pia etc – tire todos os objetos de lá antes de fazer isso. Use este método à noite, antes de dormir, e deixe o local secar naturalmente. Abra a janela para que o cheiro forte do cloro amenize até o amanhecer. A dica 2 é passar o rodo nas paredes e box sempre após o banho – reduzindo o acúmulo de água com sabão e gordura. 
 
Cristiane Bonin
crisbonin@revistatutti.com.br

 

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br