Fazemos acontecer

Noel à beira-rio

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 05ª Edição | Dezembro | 2012
Foto: Alessandro Maschio / MBM Ideias

Arquitetas e designers transformam o Casarão do Turismo na residência do Bom Velhinho

Imagine que Papai Noel decidiu morar numa casa antiga, na beira do rio Piracicaba. Um lugar histórico, bonito e ao mesmo tempo aconchegante, onde o velhinho pode ter uma sala de controle, uma guitarra em cima da cama, uma banheira de pezinhos para relaxar, uma varanda verdinha e uma cozinha cheia de guloseimas do tempo da vovó.

Tudo isso acontece durante todo o mês de dezembro, no Casarão do Turismo, na Casa de Noel, que entra em seu 13º ano de programação. O espaço, mantido pela Setur (Secretaria Municipal de Turismo), parceira do projeto, recebe vários ambientes decorados de acordo com a imaginação das arquitetas piracicabanas convidadas.

Neste ano, segundo o publicitário Bruno Chamochumbi, criador e coordenador da Casa de Noel, a promoção retomou o início, em 2000, quando a casa sede, situada na rua Governador Pedro de Toledo, ficou toda decorada e enfeitada para o Natal.


QUARTO DOS SONHOS

Um destaque é o quarto dos sonhos, uma criação de Marília Peixoto Olivetti. A ambientação escolhida pela arquiteta é toda retrô, com móveis conseguidos em antiquários. Tem uma cama de casal antiga, um mancebo para pendurar as roupas e um pé de vaso, outro móvel antigo.

“Coloquei na cama uma colcha de piquê branca e joguei também umas mantas verdes e vermelhas, as cores de Natal”, conta Marília. Em cima da cama também fica uma guitarra, para lembrar o lado cantor do Noel.


SALA MAPA-MÚNDI

Quem chegar ao Casarão, verá logo na entrada a Sala Mapa-múndi. O local foi criado por Larissa Fonseca. O mapa é o ponto principal e é, na verdade, o controle de entregas do velhinho durante o Natal. “Eu pensei como um lugar onde ele visse tudo que acontece em cada parte do mundo”, explica a arquiteta.

Em comparação com os outros ambientes, a sala ficou mais moderna, com aparador, mesinha lateral, e uma poltrona giratória. “Tentei passar a ideia de um Papai Noel mais real, de uma pessoa que trabalha, alguém mais humano, mas sem deixar de lado a fantasia”, explica Larissa.


NOEL NA VARANDA

Carolina Celete ficou com a Varanda do Noel, o espaço verde da casa. “A ideia é trazer um ambiente diferente, no sentido de que as pessoas não estão esperando. É um espaço mais bucólico, ligado à natureza”, conta.

A arquiteta revela que a ideia do espaço veio rapidamente, mas a concretização foi trabalhosa. A varanda tem uma parede verde, com vasos, e um filete de grama sintética, como se fosse o jardim em que Noel passa seus momentos de reflexão regando as plantas e vendo o rio.


COZINHA VINTAGE

A copa e cozinha ficaram a cargo do Instituto Rumo. “Fizemos algo bem carinhoso, dos tempos de antigamente, com sabor de açúcar e daqueles docinhos da vovó”, conta Estela Benedeti, vice presidente do Rumo.

A inspiração assumidamente saudosista do espaço também se traduz nos móveis antigos e em detalhes como toalhinhas de renda, almofadinhas nas cadeiras, rendinhas e cortinas nos armários. “O espaço é pequeno, mas é aí que a criatividade tem de ser grande. Também temos uma geladeira cheia de imãs, pingüins e enfeites”, detalha Estela, lembrando o desafio que foi fazer o trabalho representando o projeto do instituto, o Espaço Artesão.


BANHO RETRÔ

A designer Stella Gonzalez e a arquiteta Luciane Melotto ficaram com o banheiro do Papai Noel. O espaço ficou com movéis antigos e românticos, uma pia-gabinete com tampo de mármore e uma prateleira decorada com motivos bem alegres. Sem contar o vaso sanitário, também retrô.

Mas o maior destaque é uma banheira com quatro pés. “Foi um desafio criar o ambiente, mas eu já tinha trabalhado com lavabo. O que procuramos foi uma atmosfera lúdica, divertida. E a iluminação especial, toda direcionada, fará a diferença”, explica Stela.

VISITE A CASINHA DE NOEL

Até 28/12/12 – de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 20h; sábados e domingos, das 10h às 20h. O Casarão do Turismo da Rua do Porto fica na avenida Beira Rio, 1433 - Calçadão - Informações 19 3422.5115. Entrada franca.


EMPRESAS PARCEIRAS E FORNECEDORES

Parceiros/fornecedores: ArteLuz, Baden, Loja Tear, MM Móveis, Pirilampo Brinquedos Criativos, Verde Total Decoração.
Fornecedores:  Além da Lua, Antiquário Caio Orsi, Atelier da casa, Bambino - Festas e Eventos, Brechó Camargo, Casa dos Colchões – Móveis e Colchões, Cortilelis Cortinas e Decorações, Elena Utilidades e Presentes, EP3 Instrumentos Musicais, Espaço Artesão / Instituto Rumo, Estampas Express,Grupo Addentre, Lilla Vanilla, Magna Regina Negri, colecionadora de antiguidades, Mika Presentes, Móveis MM, Multi Grama, Ornata Decorações e Presentes, Simbóra – Deborah Santhiago, Thais Fantasias, Valoi - Móveis planejados, Verde Total Paisagismo, Visart Comunicação Visual (por Ronaldo Victoria)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Rua Professor Luiz Curiacos, 109 – salas 513 e 514   Cidade Jardim   CEP 13416-461   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br