Fazemos acontecer

Ceia do chef

Publicado na Revista Tutti Vida & Estilo | 05ª Edição | Dezembro | 2012
Foto: Alessandro Maschio / MBM Ideias

Empresários da área gastronômica contam como será sua ceia de Natal

Eles trabalham o ano inteiro com gastronomia, utilizam toda a criatividade (e o talento) para criar pratos incríveis. E, chega o Natal, continuam criando, para preparar uma ceia em família com todo o sabor e a tradição que a data exige. Alguns continuam seguindo o estilo de seus restaurantes, outros acompanham as tradições, mas seja como for, esses casais especialistas fazem ceias que são uma delícia.

Sanny e Dalmo Braga, o casal à frente do tradicional Navegantes Restaurante, promove uma ceia natalina parecida com o estilo adotado pela casa. Quem conta é Sanny, chef premiadíssima. “Eu costumo fazer como prato principal um bacalhau ao forno. Eu gosto porque não é muito calórico, é uma comida leve e mais indicada para esta época do ano”, diz.

Ela toma conta de todos os detalhes do encontro em família e como entrada serve vários aperitivos, como frutas secas. Outro destaque são as saladas, vêm variadas e com legumes cozidos, como abobrinha, berinjela, cebola-roxa e orégano. Para acompanhar o prato principal, um arroz branco soltinho, e de sobremesa uma opção simples e clássica como pudim de leite. “O gostoso é ver a fartura à mesa. Eu gosto de saber que as pessoas vão aproveitar”.

Sanny e Dalmo Braga preparam um delicioso bacalhau

Proprietário da Casa TRE, Paulo Ferretti, a esposa Tarsila e os três filhos costumam passar o Natal na casa da família, em São Paulo. E as receitas seguem a típica tradição italiana. “Um dos pratos que mais me marcaram, e me lembram a data, é o agnolotti, uma massa recheada de ricota e nozes. E tem também uma receita, que vem da família Ferretti há quatro gerações, que é o tortelli de abóbora com molho de tomate e noz-moscada”, conta.

Só a descrição dos pratos já abre o apetite, reconhece Ferretti. E as entradas seguem o espírito da fartura, com muita pasta: sardela, pimentão, berinjela... “É um Natal muito italiano, dentro dessa tradição. Muito barulhento, com muita comida na mesa, uma festa mesmo”, revela.

Festa diferente será este Natal para Rhudner e Camila Gil, o casal proprietário da franquia da Makis Place em Piracicaba. Este é o primeiro Natal dos dois como pais de Guilherme, o menino que nasceu no último dia 13 de outubro. “Com certeza vai ser uma emoção especial brindar pela primeira vez junto com o nosso filho”, reconhece o papai recente.

Rhudner e Camila: primeiro Natal com o pequeno Guilherme

Para o Natal, Rhudner conta que o que fala mais alto é a tradição da família. Por isso, não tem como acrescentar nada da comida japonesa com que trabalham no dia a dia. A mesa da família tem opções tradicionais como peru, chester e tender. As opções de entrada são patê de queijo, geleia de amora, torradas e azeitonas. As sobremesas preferidas são pavê de chocolate e rabanada.

O casal que dirige a Topp Alimentos, João José Fernandes Sérgio e Ana Flávia de Farias Guimarães, também gosta de um Natal mais tradicional possível. “Os preparativos começam cedo e mobilizam toda a família.

João, Ana Flávia, Ana Helena e João Vitor preparam juntos a ceia

Minha filha de oito anos já começa a se envolver no preparo dos pratos e eu incentivo isso”, conta Ana Flávia.

Um dos carros-chefes é um arroz branco com uva passa, feito por ela, e uma receita especial criada por João, e esperada o ano todo pela família: a maionese enrolada. “Ele prepara como se fosse um purê de batatas, temperado com orégano, cebolinha e salsa. Depois ele abre e recheia com a maionese, com cenoura, ovo e batata, e enrola. É uma mistura de rocambole com maionese, e uma delícia. E ele ainda enfeita com batata palha”, conta. O cardápio principal sempre leva uma ave, para agradar mais às crianças, e também lombo assado.

Especialidade de Ana Flávia é a sobremesa, que leva o sugestivo nome de Sétimo Céu e é uma receita de quatro gerações na família. É um pavê com três camadas. A primeira tem uma lata de leite condensado, uma lata de leite, e quatro gemas. Levada ao fogo, a mistura vira um creme que é colocado no fundo de uma forma de vidro. Vem a segunda camada, com bolachas champanhe embebidas no leite com chocolate em pó. Por cima, as claras em neve, que dão uma consistência de suspiro, bem cremoso. “Natal é isso, é essa união, é reintegrar, é celebrar o amor que nos reúne”, define Ana Flávia. (por Ronaldo Victoria)

Revista Tutti Vida & Estilo Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br