Fazemos acontecer

Reciclando Veneza

Publicado na Revista Monte Alegre | 04ª Edição | Setembro | 2011

Designers consagrados dão formas às estacas de carvalho

Veneza, a Rainha do Adriático, a Cidade dos Canais, a Sereníssima, a Cidade da Água, a Cidade das Máscaras, a Cidade das Pontes, a Cidade Flutuante, a Dominante, é uma cidade e um porto do Nordeste da Itália, situada na região do Veneto. Possui uma população de aproximadamente 270 mil habitantes.

A cidade conta com 120 ilhas e é servida por 177 canais. As ilhas, sobre as quais foi construída Veneza, têm cerca de 400 pontes e a sua principal via de comunicação é o Grande Canal, com aproximadamente três quilômetros.

Protagonista indiscutível da cidade de Veneza, é impossível não se deparar com um ‘briccole’ (estacas de madeira utilizadas como sinalização especial, indicando os cursos navegáveis e, às vezes, servindo como pontos de amarração dos barcos e gôndolas). Esses marcadores -- às vezes pintados com as cores da casa das famílias nobres de Veneza --, são feitos em madeira de carvalho que é quase indestrutível, mesmo com a maré e o movimento das ondas.

Fixados na água, duram em média entre cinco a dez anos, sendo substituídos por conta da corrosão que afeta a parte exposta das estacas. Esses objetos pertencem ao mundo dos artesãos, são raramente criados com uma estética intencional. Porém, adquirem valor estético pela qualidade natural intrínseca dos materiais, pelo contexto em que são colocados e por sua representação na iconografia da lagoa.

Corroídos pelas marés, agora eles são reinterpretados por designers famosos e viram obras de arte na coleção Tra le Briccole di Venezza (www.venezzabriccole.com), da italiana Riva 1920 (www.riva1920.it).

A coleção, apoiando valores ecológicos ligados à reutilização de um produto peculiar pertencente à lagoa veneziana, envolve 34 grandes nomes do mundo da arte, design e moda, entre eles Paola Navone, Antonio Citerio, Angela Missoni, Philippe Starck, Karim Rashid, Elio Fiorucci, Alessandro Mendini e Piero Lissoni.

Patrimônio mundial e ameaçada nos alicerces (afundando por volta de 8cm por século), Veneza continua inspirando. A coleção é um tributo permanente à cidade e certamente vai ficar na memória da geração futura.


Marcelo Gimenes é piracicabano, artista plástico pela Academia de Artes Willem de Kooning em Roterdã, colecionador e consultor de decoração na Depot Rotterdam (www.depotrotterdam.nl) diretor criativo da Snijder & CO (www.snijder-co.nl), co-fundador da Barce foundation (www.barcefoundation.org)  e reside há 24 anos na Europa.

Revista Monte Alegre Ver todas


Index Soluções
MBM Escritório de Ideias.
Avenida Independência, 1840, sala 814 - Edifício Head Tower - Bairro Alemães   CEP 13419-155   Piracicaba SP  Fone 19 3371 5944  contato@mbmideias.com.br