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Líquido essencial e de luxo

Publicado na Revista Monte Alegre | ª Edição | Março | 2011
Foto: Divulgação

Já existem no país restaurantes com trechos do menu dedicados exclusivamente às águas. Prepare-se: a água gourmet é uma tendência do mercado de luxo

A água é uma das substâncias mais corriqueiras dentro das necessidades humanas e assume uma importante posição na consciência ambiental. Agora, ela também se sedimenta nos patamares do luxo junto ao vasto leque de opções dos menus regados a destilados, fermentados e outros tantos drinques.

Já existem no país restaurantes com trechos deste menu dedicados exclusivamente às águas. Trata-se de uma realidade anunciada. Uma tendência que tornará comum esse tipo de opção nos próximos anos.

E para que você não congele diante de uma carta de águas no próximo restaurante, vamos esmiuçar melhor este assunto que não tem nada de insípido, inodoro ou incolor.

 

Variantes das águas

A verdade é que as muitas variedades de água sempre estiveram por aí. A novidade consiste na maior exposição que vemos hoje. Tudo isso acontece graças a uma modernização do mercado, a uma maior exploração das fontes e a um grande investimento em design, embalagem e marketing, além, é claro, do surgimento de especialistas que ajudam a difundir o conhecimento sobre o tema.

O sommelier Paulo Nicolay, também especialista em águas, revela que além da condição de ser gasosa ou sem gás, existem diversos tipos de águas minerais. Elas são classificadas segundo a composição química, origem da fonte, temperatura e gases presentes. São esses aspectos que determinam a finalidade da água que pode servir para banhos terapêuticos, para acompanhamento de determinados pratos e, finalmente, para o tão necessário consumo diário.

O também especialista em águas Gilvan Assenço destaca que existem no mercado de águas envasadas basicamente três tipos liberados à comercialização: as águas minerais naturais, as mineralizadas ou adicionadas de sais e as potáveis de mesa ou naturais. Ele identifica como uma premissa da filosofia gourmet diferenciar beber água de saborear água, e enfatiza que saborear a água e seu significado é uma verdadeira arte.

 

Harmonização

Em relação a outras bebidas, á água pode ajudar a corrigir o pH do estômago que costuma ficar ácido em função do álcool. Nesse caso, uma água alcalina ajudaria a dimiuir a sensação de azia.

Já na combinação com alimentos, a água unifica o paladar e limpa as papilas de resíduos e sabores, o que ajuda na harmonização dos pratos.

Gilvan ensina que poderíamos partir de pontos básicos de separação de água em grupos de diferenciação, pela estrutura e quantidade de sais, como: levíssimas, que são indicadas para serem consumidas no dia-dia e para sucos, cafés e chás; leves, que são ótimo acompanhamento para massas, pizzas, peixes e molhos brancos; meio encorpadas, indicadas para carnes vermelhas do tipo filés e grelhados magros; e as encorpadas para para carnes gordas,queijos e embutidos.

Além disso, como é o caso das outras bebidas, a água também passa a ter um copo específico para uma melhor degustação, o copo long drink, que agora tem duas versões, uma com a borda fechada, para as versões gaseificadas, e uma de borda aberta para aquelas sem gás. Além de manter o gás, essa diferenciação evita que o garçom complete o copo com um tipo diferente de água da que estava sendo consumida.

O consultor sensorial de alimentos e bebidas Renato Frascino ainda lembra que a água tem um prazo de validade médio de 180 dias e que, ao ser consumida, sua temperatura deve estar entre 8 e 12 graus. Não é recomendado colocar gelo no copo, a não ser que seja feito com a mesma água. O ideal é refrigerar na geladeira ou até mesmo em um balde de gelo.

E Renato garante que, com o crescimento da cultura enogastronômica, a água passou a ter seu lugar nesta mesa do bom gosto e sabedoria, potencializando o prazer da qualidade de vida.

 

Mundo gourmet

Águas gourmet são consideradas aquelas que possuem um teor maior de bicarbonato, geralmente acima de 100mg por litro. É justamente em função dessa estrutura mineral que elas contribuem para potencializar o sabor de alimentos e bebidas e favorecer a digestão.

“A água gourmet é aquela que unifica o paladar e limpa as papilas dos resíduos dos sabores da comida. O gás potencializa a produção de saliva e excita as papilas gustativas. Por isso, a maioria

entra na classe gourmet”, conta Paulo.

Dessa forma, consumir água transcende a simples necessidade fisiológica de hidratação e passa a ser um momento de prazer, relaxamento e grande sofisticação. Afinal, não é só o conteúdo das garrafas que importa: nas águas gourmet a embalagem e a aura em torno do produto também têm um papel fundamental.

Do Japão, a água Fiji, com sua famosa garrafa quadrada, carrega águas puríssimas de um aquífero que corre sob a floresta do Vale Yaqara, nas ilhas Fiji, e se tornou um objeto de desejo em muitos lugares.

Já a mundialmente famosa marca francesa Evian vem de um aquífero formado apenas pela chuva e pela neve que vem dos Alpes franceses, e tem uma série de embalagens diferenciadas, incrivelmente sofisticadas, além da mais usual. Possuindo alto investimento em marketing, elas têm o design de suas edições limitadas ligado ao mundo fashion com embalagens desenhadas por Christian Lacroix, Jean Paul Gaultier e Issey Miyake.

A marca européia Voss também tem um diferencial nas embalagens que mais parecem vidros de perfumes descolados, além do conteúdo, vindo direto de poços artesianos do sul da Noruega.

Ainda temos a Elsenham que é ligada à marca Chanel, e a mais cara, a Bling H2O que criou uma garrafa customizada exclusiva com 6.500 cristais Swarovski, e que custa mais de U$ 1.500. Também da França é famosa a  água mineral Perrier. A marca se formou no fim do século 19 e sua fonte, conhecida hoje como Manacial de Vergéze, é ainda mais antiga, tendo sido descoberta pelos romanos na localidade de Vergéze, próxima à cidade de Nimes. A água é tão famosa que chegou a ser a única aceita pela família imperial inglesa e sua pequena garrafinha verde é inconfundível. (por Giovanna Baccarin)


 

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